sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

MAIS SOBRE O "CHEIRO" DE SARNEY

DO BLOG IDÉIAS DE JECA-TATU:
A jornalista Alcinea Cavalcante teve que passar uma tarde nas dependências da Polícia Federal, onde foi indiciada por causa de um comentário de um leitor, que dizia que certo político do Amapá fede. A Polícia Federal, aparentemente, não tem muito o que fazer no Amapá e anda muito preocupada com o uso ou não de perfumes por parte de políticos.
Quem mora em estados democráticos não tem idéia de como funciona a democracia no Amapá. Sabe-se, por exemplo, que o Dono do Amapá mandou proibir a exibição do desenho animado Os Simpsons por achar que um dos personagens era uma alusão a ele.
Depois dizem que sou pessimista quando digo que o progresso da sociedade tem sido o progresso das formas repressivas, mascaradas em uma suposta democracia, que... (Leia mais)


DO MARCELO TAS:
Por que Sarney não censura a The Economist?
Lembram-se da campanha "Xô Sarney", apoiada por centenas de blogs- inclusive este- pelo Brasil? Quase impediu a volta do velhote ao senado pelo Amapá (ué, mas ele não é do Maranhão?).
Na época, Sarney usou de toda força política que ainda possui para tentar censurar os blogs. E a censura continua. Na última terça, a jornalista Alcinea Cavalcante foi convocada a depor na Polícia Federal por conta de um COMENTÁRIO de um internauta no blog dela. Aliás é bom que se registre, o blog da jornalista está hospedado no exterior, já que o primeiro, hospedado no Brasil, foi retirado... (Leia mais)


DO VELHINHO RABUGENTO
Exatamente, o que fede?
Mais uma vez, Alcinéa Cavalcante está sendo alvo dos pruridos não tão democráticos do senador José Sarney, desta feita com o concurso da Polícia Federal de Macapá. Clique aqui.
Motivo? Um comentário de um leitor, no blog que ela mantém, em que emitia uma opinião particular e metafórica sobre a qualidade do odor supostamente emanado pela família do senador em questão.
Dizia o comentário: “A família de Sarney fede... fede muito.”
Particularmente, não conheço nem o senador, nem sua família. Não poderia opinar sobre eventuais odores emanados.
Mas há que se entender que a sensação olfativa pode mudar de pessoa para pessoa, de situação para situação, inclusive com relação a gostos. Quem não se lembra da fala de um ex-presidente que dizia preferir o cheiro de cavalo ao cheiro do povo?
O que efetivamente fede? Em geral, qualquer material em decomposição apresenta mau cheiro, fede. Excrementos, fezes, ou popularmente merda, também fede. Para sensibilidades diferentes, poderá parecer perfume ou simplesmente a exposição constante ao fedor desabilita a sensação de mau cheiro. Passa a ser um cheiro “normal”. Perguntem aos que trabalham em medicina legal, aos limpadores de fossas e esgotos. Aos que buscam alimentos nos lixões das grandes cidades.O que metaforicamente fede? O desdém dos que se acham superiores aos outros, o preconceito de qualquer estirpe, a manipulação do povo e do dinheiro do povo em benefício próprio, o uso de cargos públicos para auferir ganhos pessoais, sejam políticos ou financeiros, o descaso com a população no dia-a-dia de um mandato e a fala populista de caça ao voto; o uso do poder econômico e político contra quem divulga fatos ou opiniões, muitas vezes de forma insidiosa e perversa, o descaso com a realidade da maioria da população brasileira e ... (Leia mais)


DO PAULO LOPES
Blogueira é indiciada por causa do Sarney
A jornalista Alcinéa Cavalcante, do Amapá, foi indiciada porque um leitor de seu blog fez um comentário considerado ofensivo pelo ex-presidente e senador José Sarney... (Leia mais)


DO NEC PLUS:
FEDE SIM!
Toda a solidariedade para a jornalista Alcinéia Cavalcante do vizinho Estado do Amapá. Ela foi indiciada na Polícia Federal por crime de injúria, pelo comentário que postaram em seu blog quanto ao suposto cheiro exalado pelo sr. sarney e ... (Leia mais)