quarta-feira, 30 de maio de 2007

Blogosfera venezuela ferve com fechamento da RCTV

Da Agência Estado:
"A realização de protestos contra as políticas de Hugo Chávez não é exatamente uma novidade na Venezuela. A elite e a classe média do país viveram boa parte dos últimos anos em pé de guerra com o governo, saindo às ruas sempre que tinham alguns de seus interesses ameaçados.

Com o cancelamento da concessão de transmissão da Rádio Caracas de Televisão (RCTV), entretanto, as manifestações parecem ter ganhado uma nova dimensão. Isso porque, além de artistas, jornalistas e membros das classes mais abastadas, a recente onda de protestos contra a decisão de Chávez está reunindo setores cada vez mais amplos da sociedade venezuelana.

Setores que muitas vezes não faziam oposição sistemática a Chávez, mas que agora se vêem obrigados a manifestar. É o caso dos estudantes venezuelanos, atualmente a parte mais ativa do movimento.

Uma boa amostra do que está acontecendo pode ser vista também na internet, em especial na "blogosfera" venezuelana. Como mostra uma página criada para discutir o tema no site agregador de blogs to2blogs, a rede ferve com a repercussão do assunto. A cada poucos minutos uma entrada nova é registrada pelo site.

Em muitos casos, a discussão ganha tom de campanha. O Comitê Organizador do Congresso Internacional de Jornalismo Digital da Venezuela, por exemplo, mudou o nome do seu blog em protesto pelo cancelamento da concessão da RCTV (Radio Caracas Televisión). Rebatizado de Medios venezolanos amenazados por el gobierno, o site propõe a criação de uma campanha online contra a atuação de Chávez, e pede que todos os blogueiros que aderirem à proposta adotem a cor preta como pano de fundo de suas páginas.

"Por sorte, temos a internet nossa disposição para nos expressar. No entanto, não comemoraremos, porque o governo também estuda como vigiar nossas comunicações online. Não podemos perder de vista o que está ocorrendo, temos que seguir lutando", explica o post que explica a mudança de nome do blog.

Além de usufruir da capacidade de mobilização da rede, alguns blogueiros também utilizam a internet para denunciar abusos cometidos pela polícia durante os protestos estudantis. É o caso do blog Alexis Marrero (En Politica), que traz um vídeo da atuação policial durante uma manifestação.

É o caso também do site Crônicas Absurdas, que neste post mostra através de fotos como os policiais convocados para fazer a segurança de uma manifestação portavam armas de fogo escondidas em seus uniformes.

Desde o início dos protestos, na segunda-feira, 28, mais de 180 estudantes foram presos por participarem dos protestos contra a decisão do governo Chávez. Nesta quarta-feira, 30, um grupo de jovens entrou com um pedido na defensoria pública pela libertação dos detidos."