quinta-feira, 3 de maio de 2007

Saúde do Amapá será debatida na Câmara

Brasília - A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) pediu hoje, na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater a situação da saúde pública no Amapá.
A dengue virou epidemia. Não há prevenção, faltam medicamentos, equipamentos e profissionais em todas as áreas. O Instituto de Nefrologia, único no estado, reduziu pela metade os atendimentos por que as máquinas quebram no meio das sessões. Duas empresas indiciadas pela PF, contratadas pelo Governo do Waldez Góes, continuam prestando atendimento na nefrologia”, relatou a socialista no plenário da Câmara.
A parlamentar pediu que a Comissão convide para a audiência a juíza de Direito e Coordenadora do Movimento pela Vida Suely Pini, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Amapá Dardeg Aleixo e o presidente do Sindicato de Enfermagem do Estado do Amapá José Nilson França.

Antídoto – Recentemente, dia 22 de março, a Polícia Federal desencadeou a Operação Antídoto, que revelou a ação de uma quadrilha que desviava recursos da Secretaria de Saúde do Estado. A PF prendeu 25 pessoas, entre elas dois ex-secretários de saúde e o coordenador de campanhas do governador Waldez Góes. Há indícios da participação de políticos com foro privilegiado no esquema.
Para a deputada socialista, a corrupção e a omissão dos administradores públicos são as causas da falência da saúde pública amapaense. Três operações da Polícia Federal – Antídoto, Sanguessuga e Pororoca – apontaram a ação do crime organizado na saúde amapaense.
O problema não é falta de dinheiro. Os gastos cresceram mais de 250% em quatro anos, mas a qualidade sumiu. Dias 30 e 1º, por exemplo, não houve atendimento de emergência nos postos de saúde”, afirma a deputada.
(Sizan Luis Esberci, da Assessoria de Imprensa do Gabinete da Deputada Janete Capiberibe – PSB/AP)