terça-feira, 21 de agosto de 2007

Debate sobre aquecimento global

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados promoverá Seminário "Aquecimento Global e Mudanças Climáticas na Amazônia" no dia 24 de agosto, às 9 horas, no Auditório do Sesi, em Macapá (AP). A iniciativa partiu da deputada federal Dalva Figueiredo, relatora da Subcomissão Permanente Destinada a Estudar e Emitir Parecer sobre o Fenômeno do Aquecimento Global e Alterações Climáticas.
O evento já tem presenças garantidas de estudiosos sobre o assunto, como Thelma Krug, secretária Nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, professor Carlos Afonso Nobre, presidente do Programa Internacional de Geosfera e Biosfera do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, professor Paulo Artaxo, pesquisador do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, professor Neilton Fidelis da Silva, pesquisador do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O objetivo do seminário é promover ampla discussão sobre a ameaça do aquecimento global sobre a Amazônia e a mudança que vem causando nos povos indígenas, agricultores, seringueiros, quilombolas, ribeirinhos e demais populações tradicionais da Região Amazônica, que exercem um papel importante na conservação da floresta. O Seminário no Amapá envolve os estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Outro debate, ainda sem data definida, acontecerá no Acre, englobando os estados de Roraima, Amazonas e Rondônia.
Segundo a deputada Dalva Figueiredo, apesar do assunto estar sendo tratado na mídia e debatido nas escolas e universidades, ainda são necessária mais informações sobre o tema. "O Seminário poderá subsidiar políticas públicas e oferecer alternativas para o combate ao aquecimento global", acredita a deputada. (Mariane Andrade, da assessoria da deputada Dalva Figueiredo)