terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sarney na Veja - O santinho



"Eu, que sempre fui defensor da liberdade de imprensa – no meu governo nunca processei nenhum jornalista –, jamais posso aprovar qualquer retaliação direta ou indireta contra um órgão da mídia nacional, especialmente tão expressivo como a Editora Abril."
José Sarney, senador (PMDB-AP)

Um ano após ter movido mais de cem ações contra jornalistas amapaenses, o senador José Sarney (PMDB-AP) tem a cara-de-pau de dizer na revista Veja que é defensor da liberdade de imprensa.

A perseguição implacável de Sarney aos jornalistas amapaenses teve repercussão internacional e mais de 50 mil blogs em todo o mundo aderiram a campanha "Xô Sarney".
O ataque de Sarney à liberdade de expressão foi notícia nos principais jornais do país, como O Globo, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, entre outros.
Os melhores e mais respeitados jornalistas deste país, como Noblat, Cláudio Humberto, Sebastião Nery, Marcelo Tas, Reinaldo Azevedo e Cora Ronai, noticiaram o abuso de Sarney contra os jornalistas amapaenses.
Releia um pouco do saiu na imprensa sobre a luta de Sarney para calar os jornalistas:
Folha de S.Paulo – 29/08/2006
Blogs fazem campanha "xô Sarney"
Thiago Reis
Blogs políticos e de jornalistas do Brasil e do exterior estão publicando notas de repúdio ao que consideram "censura" praticada pela coligação encabeçada pelo senador José Sarney (PMDB), que concorre à reeleição no Amapá.
Ao menos 80 blogs já aderiram ao "movimento" desde que a Justiça Eleitoral determinou, no último dia 25, que a jornalista Alcilene Cavalcante retirasse de seu blog a foto de um muro de Macapá no qual a expressão "Xô" é representada com uma caricatura do senador.
A foto está agora reproduzida na maioria desses blogs. O jornalista Marcelo Tas, em seu blog, disse que é preciso "varrer do mapa, aposentar de vez da vida pública brasileira, um dos maiores vermes da nossa história: o ex-maranhense e presidente Zé Sarney".
Tas colocou no ar, inclusive, um santinho da principal adversária de Sarney ao Senado e escreveu: "Voto declarado".
A irmã de Alcilene, Alcinéa Cavalcante, republicou a foto do muro em seu blog e listou blogueiros que fizeram o mesmo pela internet.
A coligação de Sarney já entrou com nove representações contra o blog de Alcinéa. Nas últimas, frisou: "É inaceitável que indivíduos que se dizem jornalistas armem uma longa teia de comunicação na internet para a prática de crimes".
A coligação acusa a rede de blogueiros de estar "organizada em prol de atingir a boa imagem do candidato...

Brasilyane – 26/08/2006
“Elections: climat tendu dans l'Amapá

Les élections générales d'octobre, qui remettent en jeu les postes de gouverneur, sénateur (1/3 du sénat), député fédéral et député d'état, semblent mettre sur les nerfs certains des sortants les plus contestés de l'Amapá. José Sarney (ex-président de la république du Brésil, ex-gouverneur du Maranhão, ex- président du sénat, candidat à la réélection au poste de sénateur de l'Amapá) ainsi que l'actuel gouverneur Waldes Goés, qui vise lui aussi la réélection, multiplient les manoeuvres d'intimidation contre les journalistes proches de la mouvance Capiberibe (ex-gouverneur et sénateur de l'Amapá, qui vise un retour au poste de gouverneur).
L'hebdomadaire et site internet Folha do Amapá, proche de ce dernier, a été victime de plusieurs condamnations du tribunal local, censurant toute critique à l'encontre des sortants. Jusqu'aux blogs de journalistes locaux (alcinea.zip.net) qui ont été victimes de menaces judiciaires, via la demande d'amendes extrèmement élevées (heureusement refusées).
Des pressions physiques sont également dénoncées contre les journalistes...

Folha Online - 26/08/2006
Coligação de Sarney entra com ações na Justiça até contra blogs no Amapá
Larissa Guimarães
Depois de entrar com ações na Justiça contra jornais e rádios do Amapá por matérias consideradas negativas, a coligação do senador José Sarney (PMDB), candidato à reeleição no Estado, entrou com representação contra dois blogs por veicularem mensagens "ofensivas" ao senador nesta semana, segundo informações do TRE-AP (Tribunal regional Eleitoral) do Amapá.
A Justiça eleitoral do Estado determinou nesta sexta-feira (25/8) a retirada de uma caricatura de Sarney do blog da jornalista Alcilene Cavalcante. A caricatura traz o desenho do senador, com a mensagem "Xô Sarney". A decisão, do juiz Ancelmo Gonçalves, prevê multa de R$ 2.000 por dia caso a caricatura não seja retirada do blog.
Em outra representação, a coligação União pelo Amapá (PDT, PP, PMDB, PV, PSC e Prona) pediu a aplicação de multa e a retirada do ar de várias mensagens consideradas ofensivas a José Sarney do blog de Alcinéa Cavalcante...

Site do jornalista Cláudio Humberto -25/08/2006
Sarney, o censor, age no Amapá
O senador José Sarney (PMDB-AP) continua na sua cruzada pela censura: entrou com representação no TRE do Amapá contra o blog da jornalista Alcinea Cavalcante (www.alcinea.zip.net). O texto dizia que o senador tem uma fazenda de burros no Amapá, uma piada antiga. Sarney exige que o TRE dê o direito de resposta, retire o blog do ar e ainda obrigue a jornalista a pagar uma multa de mais de R$ 100 mil.”

O GLOBO -11/09/2006
CAIU NA REDE

E o político que construiu a carreira esquivando-se de brigas e conflitos - com sucesso, diga-se - encara, no outono de sua trajetória, adversários inesperados, escorregadios, brancaleones incansáveis: os pequeninos gigantes da internet.
Poderoso em Brasília com chuva ou céu azul, o senador vai perdendo a briga banda-larga contra os duelistas de mouses e teclados, por ter seguido a regra que na internet é gol contra: tentar tirar a voz do adversário.
A solidariedade instantânea - e inquebrável - que os habitués da rede trouxe o mundo virtual para uma pendenga até então perdida no meio da floresta. Resultado - a campanha "Xô, Sarney" com a caricatura bigoduda do prócer da República está muito maior do que quando incomodou o senador. O pavio da história terminou encorpado pela própria revolta do atingido. Proibido no Amapá, o blog de Alcinéa Cavalcante caiu no mundo e agora, com a hospedagem no internacional blogspot.com. O pior: no caminho, desembarcou no orkut (a comunidade "Xô Sarney" tinha 377 integrantes na sexta-feira à noite, com viés de alta) e no YouTube, os endereços eletrônicos da moda. Se a eleição não chegar logo, a camiseta com a charge que tira o sono do senador vira ícone pop e, céus, vai parar nos leilões virtuais...

O GLOBO, coluna da Cora Ronai, 04/09/2006
O senador José Sarney é tão querido pelo povo do seu estado, o Maranhão, que se elege pelo... Amapá! Ou -- Deus é grande -- se elegia. Pois acaba de dar um tiro e tanto no pé: pediu, e a justiça eleitoral do estado lhe concedeu, a retirada de seis posts do blog de Alcinéa Cavalcante. Muito solícito, o UOL nem esperou que ela retirasse os posts do ar, e cassou-lhe o blog.
A irmã de Alcinéa, Alcilene, também tinha um blog, também retirado do ar pela jurássica atitude do PMDB. Mas Alcinéa é dura na queda e já está com um novo blog, em alcineacavalcante.blogspot.com. A truculência de que foi vítima está correndo mundo em blogs, fotologs, flickrs, emails..
Esta é a beleza da ineternet: pela primeira vez na História, um cidadão comum pode gritar tão alto quanto os poderosos. Ainda que Sarney consiga encontrar um meio de calar de vez a valente Alcinéa, como fará para calar as centenas de blogs que, a essa altura, reproduzem seus posts? Como poderá impedir a circulação dos milhares de emails que comunicam a meio mundo como se porta um dos próceres da república?
O problema do senador é que ele acha que o Amapá fica no fim do mundo e que lá ele pode se portar, hoje, como se portava no Maranhão há 50 anos. Mas aprenda, senador, e se possível ensine também a seu dileto discípulo do Planalto: lugar nenhum fica mais no fim do mundo quando há um telefone, um computador e uma voz disposta a denunciar arbitrariedades.

Brasilyane - 04/09/2006
La censure s'abat sur l'Amapá.
Il semblerait bien que la jeune, confuse et dynamique démocratie brésilienne s'arrête aux frontières de l'état d'Amapá. Parvenant à ses fins, un candidat à la réélection sénatoriale que l'on reconnaîtra facilement (lire les infos ci-dessous), a fait retirer de la toile par décision judiciaire plusieurs blogs qui l'indisposaient. Imaginerait-on en France un leader politique faire interdire des journaux et des blogs pour la simple raison qu'il y est critiqué et caricaturé avec le mot "dehors!"?
Quand on lit le Canard Enchaîné ou Charlie Hebdo, on se dit que le Brésil, dans ces endroits reculés où les vieux féodaux imposent leurs diktats comme au temps de la dictature militaire, a bien des progrès à faire... Quelle humiliation pour ce grand pays qui se voudrait une démocratie exemplaire (et qui l'est parfois) que de voir une journaliste devoir héberger son blog sur des serveurs à l'étranger!
Alors qu'approche le 7 septembre, jour de la comémoration de l'indépendance du Brésil, il convient de réaffirmer qu'une véritable démocratie ne peut coexister avec de telles atteintes à la liberté d'informer, d'exprimer ses idées et ses préférences politiques…

www.globalvoicesonline.org – 04/09/2006
The first Brazilian electoral process witnessed by an active blogosphere is starting to show its unique role. As campaigns intensify throughout the country in the last month before election day, cases involving blog censorship have emerged. It seems that politicians are having a hard time understanding why they can't control information as they did previously. In a country where the historical alliance between media ownership and political influence has always managed to shape the narratives, blogs are starting to experience some success in giving visibility to alternative views.
As reported here during the week, the picture of a painting on a wall in Macapá city, Amapá state, was enough to bring down the blog of Alcilene Cavalcante. The senate candidate José Sarney (a former Brazilian president) won in the Electoral Court on his first attempt against Alcilene. Her blog was brought down by its ISP [uol.com.br] even after complying and removing the picture. After accepting Sarney's lawyers first complaint against Alcilene's blog, the Electoral Court has denied a series of petitions aimed at putting down posts from Alcilene's sister Alcineia in her own blog which has been narrating the struggle. The whole story is putting the Brazilian blogosphere on fire, and is probably driving Sarney's lawyers crazy. Sarney's party coalition has already filed nine legal presentations against Alcineia's blog. In the last ones, there is the statement: "It is unacceptable that individuals who call themselves journalists are able to build this long communication web in order to perform crimes". The coalition is accusing the network of bloggers of being "organized to attack the candidate's image". The legal presentations also mention that the journalists "call electors and other journalists and internauts to join the gang, also from other countries. It is unacceptable that the electoral dispute should be polluted by such abject dirt"…

JORNALISTAS PROCESSADOS POR SARNEY
Alcinéa Cavalcante
Alcilene Cavalcante
Correa Neto
Humberto Moreira
Chico Terra
Ray Cunha
Domiciano Gomes
Alípio Junior
Maracimoni Oliveira