sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Um poema de Alcy

3º INSTANTE DENTRO DO TÉDIO
Alcy Araújo Cavalcante
(1924-1989)

Uma rosa nesta hora orvalhada
está desabrochando num jardim qualquer
para, sorridente, esperar a manhã, o sol,
sem que passe pelo seu pensamento nascente
que eu estou cansado, que eu estou sofrendo.
Amanhã a rosa, colhida por uma jovem, estará murcha
e o meu tédio e a minha tristeza muito maiores.
(Melhor compreenderei, assim, os suicidas)
Farei, mesmo exausto, o poema doloroso de todas as angústias,
e pedirei para ouvir Beethoven; e o Anjo loiro, muito loiro,
muito belo, virá com sua harpa e Debussy.
Charlie Chaplin perguntará por mim
a todos os vagabundos universais.
Estará completo o ciclo.
O meu melhor amigo umedecerá meus lábios ressequidos
com um copo de cerveja.
E a minha mãe porá a sua mão em minha fronte.
Mas não sei o que fará a Bem Amada.
(Extraído da Antologia Modernos Poeta do Amapá - 1960 - Macapá-AP)