terça-feira, 16 de outubro de 2007

Jáder Souza esclarece

Acabo de receber este e-mail do nadador amapaense Jáder Souza,medalha de ouro no PAN-2003:
"Oi Alcinéa, tudo bem com você?
Deixa eu te falar, fui informado do que você havia escrito no seu blog e entrei pra ler.
Vou te falar exatamente o que aconteceu comigo.
Depois do campeonato que aconteceu em Santa Catarina no início do mês de Setembro, toda a equipe teve uma pequena folga de duas semanas.
Alguns retornaram mais cedo e outros ficaram um pouco mais.
O meu programa de treinamentos está voltado pra uma seletiva olímpica que vai acontecer em Dezembro aqui mesmo em São Paulo.
Sendo assim, uma semana de adaptação e duas de treinos intensos, sendo eles em dois periodos, pela manhã e pela tarde.
A primeira semana foi tranquila de fazer toda a metragem e a segunda já estava sendo um pouquinho mais dificil porque a metragem estava subindo e ia subir um pouco mais até sábado quando fecharia as duas semanas. Isso é feito por fazer parte da programação.
Na quinta-feira (11), amanheci não muito bem, me sentindo um pouco cansado devido a carga dos treinos e fui treinar. Fiz o treino normal, todo certinho e retornei pra minha casa que fica a 5 minutos do clube.
Pela tarde eu cheguei no horário e fui falar com meu técnico sobre o cansaço que tava sentindo e ele pediu que eu fosse ao departamento médico que se localiza no terceiro andar do prédio onde fica a piscina coberta.
Cheguei lá, fui encaminhado a outro lugar onde havia um médico de plantão, eu falei do meu mau estar e ela mediu a minha pressão que estava um pouco alterada.
Foi aí que ela pediu que eu ficasse lá com ele e repousasse um pouco. Fizeram um eletrocardiograma em mim na hora apresentou uma pequena alteração, então ela me encaminhou ao Hospital Iguatemi.
Chegando lá, fiquei em observação durante algumas horas e voltaram a fazer o eletrocardiograma e apresentou novamente a alteração. Fiquei lá de quinta (11) pra sexta (12).
Refizeram o eletro e mais uma vez apresentou alteração, foi então que o corpo de médicos decidiram me encaminhar a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Lá eu ficaria em repouso total sem poder fazer coisa alguma.
Fiquei um pouco mais que 24h em observação. Todos os exames que fizeram anteriormente foram repetidos.
No sábado o Dr. Thiago e Dr. André viram todos os exames que foram feitos anteriormente por mim e os que fizeram nesses dias no hospital e concluiram que não tinha nada e que tudo isso era por causa dos treinos intensos, estresse, preocupações.
Alcinéia o que poucas pessoas sabem é que nós atletas de alto nível, treinamos muitos mais além do máximo e isso leva um tempo pro organismo se acostumar com essas altas cargas
de treinos.
As curvas do eletrocardiograma que foram feito no dia 11 era susgestivo a parada cardíaca e no eletro feito horas depois repetiu esse resultado, foi então que acharam melhor eu ficar em repouso pra poderem examinar exatamente o que tava acontecendo. Só depois que fui encaminhado a UTI e fiquei em observação foi que essas curvas se normalizaram.
Não tive nem um tipo de parada cardíaca, nem dores no peito e em lugar algum, tudo isso foi feito comigo acordado e sabendo de tudo que tava acontecendo.
As informções foram interpretadas de forma errada porque eu não tive um infarto, apenas meus exames de eletro foram sugestivo a parada cardiaca.
Alcinéia, quero que você retificasse a noticia do seu blog ao meu respeito porque é totalmente errada. Quando você quiser saber alguma noticia ao meu respeito me procure ou os meus familiares eles saberão lhe dar as informações corretas.
Jader