sexta-feira, 5 de outubro de 2007

O Amapá no Globo Repórter

O cipó-titica, recurso florestal não-madeireiro pesquisado pela Embrapa Amapá, será mostrado ao Brasil em uma reportagem do Globo Repórter nesta sexta-feira, 5, a partir das 21h45. A fibra do cipó-titica é típica da Amazônia e serve como matéria-prima para refinados móveis encontrados em lojas do sul e sudeste do país.

A equipe da Rede Globo, coordenada pelo repórter José Raimundo, esteve no Amapá no mês de agosto para fazer matérias sobre diversos temas. Acompanhados do pesquisador Antônio Cláudio Almeida de Carvalho, os jornalistas embarcaram numa voadeira e percorreram trilhas para chegar à floresta de cipó-titica, na localidade de Água Fria, município de Pedra Branca do Amapari.

A PLANTA - O cipó-titica é da espécie botânica Heteropsis flexuosa, encontrada na Amazônia, em áreas de florestas naturais de terra firme. Na fase adulta, o caule é grosso e lenhoso com fibra altamente resistente e durável, por essas características é utilizado na indústria moveleira e também para artefatos e objetos artesanais. O termo cipó-titica é usado apenas na região Norte, no sul e sudeste as fibras de cipó-titica são chamadas de junco ou rattan. No nordeste chama-se vime para qualquer fibra natural. (Dulcivânia Freitas, da assessoria de comunicação da Embrapa-AP)