quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Sérgio Burocrata escreve do céu

Bosco e Marconi X Detran e Emtu
Sérgio Burocrata (psicografado)

Alcinéa,
Voce é testemunha que este velho burocrata havia firmado propósito de não se meter nos eventos mundanos de seu Estado. Coisas que no geral, pelo desespero de muitos tem feito a felicidade poucos.
Em função de meu afastamento das lides terrenas, estranhei o fato de dois homens se preocuparem com o trânsito no Amapá, a ponto de convidarem a população para discuti-lo publicamente (desculpe, no meu tempo não existia audiência pública). Inicialmente julguei tratar-se de um alcaide e de um Chefe de Polícia.
Numa recaída, este burocrata e jornalista resolveu bisbilhotar, cá de cima, o feito promovido para tentar entender a questão.Você deve se lembrar, que o trânsito nunca foi o forte deste poeta (um pouco pela miopia e outro tanto pelas dificuldades com pedais,
platinados e virabrequins).
Estarrecido fiquei em saber que morrem 11 pessoas para cada 10 mil veículos no Estado, enquanto a média nacional é de cinco e que em São Paulo (aquela loucura) e em Brasília apenas três.
Mais impressionado fiquei ao saber pela boca do Coronel que toma conta do Detran, que o Estado arrecada só em taxas mais de oito milhões de reais por ano. Ninguém soube dizer o quanto entra nos cofres públicos a conta do ICMS oriundo da venda de carros, motos, combustíveis e lubrificantes. O quer dever ser um bom tutu, pois soube também que por aí entram 7,5 mil veículos por ano.
Intrigou-me sobremaneira, o fato de que os amapaenses esperarem os anos eleitorais para tirar sua Carta de Motorista. Os dados mostram que os anos pares, principalmente 2002 e 2006 (eleições para governador), e 2004 (eleição para prefeito), houve aumento substancial na emissão de habilitações pelo Detran.
Alcinéa me faz crer, por favor, que se trata de superstição. Que os amapaenses temem tirar carta em ano ímpar. Que não tem nada a ver com política. Que o respeito à vida está acima dos partidos e das eleições.
Pasmo, mais ainda. Em nova recaída sintonizo o Lobato e o Paulão e ouvi um outro coronel, este já reformado e dirigindo o trânsito do Município conceder entrevista. Na entrevista, o coronel atribui ao que ele chamou de “canteiro de obras”, a morte de 82 cidadãos, além dos aleijões, traumas físicos e psicológicos infligidos a milhares de pessoas até setembro deste ano. Como se as mortes tivessem começado a correr quando da recente abertura de valas e aplicação de “piche”.
A meu ver se o coronel admite que os acidentes são decorrentes das obras, assume também que os gestores tomaram pra si a responsabilidade pelos acidentes, fatais ou não, que tais obras, por falta de sinalização, planejamento senso de oportunidade, ou o que quer que seja geraram. Portanto, culpa em dobro.
Cara Alcinéa, quando dois juizes, de boa cepa como pude constatar, no caso o dr. Marconi Pimenta e dr João Bosco são obrigados da deixar de seus afazeres judiciais é ao mesmo tempo motivo de alegria e tristeza.
Alegria por perceber que ainda é possível contar com alguns homens com espírito público no Brasil. E tristeza por saber que os responsáveis, no caso os executivos públicos, pra dizer o mínimo, navegam calmamente em ampla omissão.
Mas triste mesmo foram os apelos dilacerados, que boiavam dos olhos e corações e do Zé Miguel e do Jorge Salomão na audiência.
Parabéns Dr Bosco e Dr. Marconi. Não dá para fazer nenhuma concessão e transação penal ou civil a esta situação. Que se movam as ações.
Que se instaurem os inquéritos. Não dá para mais pra segurar.

PS - Quedê aquele ex-diretor do DETRAN, que se jactava indicado pelo Jader Barbalho?
Dá um braço no meu chapa Bolero. Se não fossem seus dados, não sei não.
Entre o início deste e sua revisão, já morreram mais 3. Já se foram 85.
(Dia desses publiquei aqui um artigo (psicografado) de Nélson Maroin. Agora publico Sérgio Burocrata. Os velhos poetas e escritores amapaenses sabem quem são essas "figuras". Conhecem também Mário Santa Cruz e Alcimar Cavallero. A nova geração talvez nunca tenha ouvido falar "deles", mas qualquer dia eu conto aqui quem são.)