domingo, 4 de novembro de 2007

Dia do Cachorro


O calendário assinala que hoje é Dia do Cachorro. Então deixa eu apresentar pra vocês o xodozinho daqui de casa. É este, que está todo manhoso, no meu colo. Da raça pinsher, Major – ou simplesmente Joco – tem quatro aninhos e já é papai de 4 ferinhas.
Companheiro, Joco vive andando atrás da gente pela casa toda. Espaçoso, gosta de se jogar no sofá quando a família está reunida na sala assistindo um bom filme ou qualquer programa de televisão. Rueiro, dá pulinhos de alegria quando é chamado pra passear. Quando alguém pega a coleira ele já se dirige para o portão, pois sabe que vai pra rua. Gosta de colo, de sorvete, de bombom e de iogurte.
É doce, terno, carinhoso. Mas muito ciumento. Se algum estranho se aproxima ele bota a boca no trombone. Seu latido estridente já pôs muito marmanjo pra correr.
Como tem patente de oficial, Major não deixa ninguém entrar na nossa casa sem autorização dele. E se a pessoa teimar em abrir o portão ele não hesita em partir pra cima e prender, com seus dentes afiados, a perna, o calcanhar, a mão, o pé, seja lá o que for do intruso.
Além do Joco, tem outros cachorrinhos e cachorrões aqui em casa. Mas ele e a Pretinha (também pinsher) são os nossos xodós. São os únicos que vivem dentro de casa. Os outros só ficam no quintal.