terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Brasil Cruel

Deputada designada pela Câmara para investigar denúncia contra crianças indígenas
Chico Bruno

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) foi designada pela Comissão de Direitos Humanos – CDH – da Câmara dos Deputados para averiguar a denúncia de violência sexual a crianças e adolescentes indígenas no Amapá. A suspeita foi publicada no final de semana no blog da jornalista Alcinéa Cavalcante. Pela notícia “indiazinhas, de 11 anos de idade, estão sendo estupradas, seviciadas, trocadas por drogas na localidade de Tucano, na Perimetral Norte (AP)”.

A deputada socialista juntou-se a parlamentares da Assembléia Legislativa do Amapá para investigar a denúncia e cobrar providências. Janete Capiberibe já integrou a CPMI da Exploração e Tráfico e Mulheres e Crianças da Câmara.

“Não podemos admitir qualquer violação dos direitos das crianças e adolescentes. Qualquer denúncia precisa ser apurada com rapidez e seriedade e os responsáveis devem ser punidos. Não vamos tolerar atos de agressão que se aproveitam da fragilidade das crianças e adolescentes para render dinheiro ou diversão a pessoas sem escrúpulo”, afirma a socialista.

A deputada Janete Capiberibe e o presidente da CDH da Assembléia Legislativa, deputado Camilo Capiberibe (PSB) e o deputado Paulo José estiveram em audiências ontem na sede regional da FUNAI, na Polícia Federal e no Ministério Público Federal para que os auxiliem nas investigações e no julgamento dos culpados, quando se confirmar a denúncia. Segundo a deputada socialista, a FUNAI disse desconhecer atos de abuso contra crianças e adolescentes indígenas no Amapá.