quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Indiazinhas - Deputada quer investigação minuciosa

Brasília – A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) afirmou há pouco que a denúncia de que crianças e adolescentes indígenas estariam sendo exploradas sexualmente na localidade de Tucano 2, no município de Serra do Navio, feita verbalmente pela delegada Janete Maria Picanço Chaves a deputados estaduais, precisa ser minuciosamente investigada. Ontem, a delegada não compareceu à reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa para oficializar a denúncia. “Há uma contradição que precisa ser esclarecida”, defende a deputada Janete Capiberibe. A delegada foi convocada para nova reunião nesta quinta-feira, às 10h.
A deputada conversou pela manhã com o administrador substituto da FUNAI de Macapá, Jairo Bezerra Ribeiro. O administrador contou à deputada que lideranças, mulheres e crianças índias negaram com veemência qualquer tipo de violência ou abuso sexual, em reunião realizada ontem, 18, na aldeia Aramirã.
Negativa – Ribeiro acompanhou a delegada do Departamento de Polícia Civil do Interior, Sandra Dantas, na diligência às aldeias de Pinoty, Kurayry e Aramirã, da etnia waiampi, distantes entre 15 e 25 quilômetros da localidade de Tucano 2, onde teria ocorrido a exploração sexual de crianças indígenas de 11 anos e sua troca por drogas. A denúncia verbal foi feita pela delegada titular da delegacia da Polícia Civil do município de Serra do Navio, Janete Picanço Chaves, a deputados estaduais. Tucano 2 está sob a jurisdição da Delegacia de Serra do Navio, distante cerca de 250 quilômetros da capital Macapá.

“As lideranças enfatizaram que isso (exploração sexual das crianças e adolescentes indígenas) não acontece nem é possível de acontecer por causa da sua tradição”, reforçou o administrador substituto da FUNAI. Ribeiro contou à deputada que não foi feita qualquer verificação na localidade de Tucano 2, onde cerca de 2 mil habitantes vivem da agricultura. Ribeiro disse que a reunião com os índios waiampi foi gravada e será entregue aos parlamentares.

Integridade – A deputada Janete Capiberibe está preocupada que a acusação seja uma possível retaliação aos povos indígenas, atingindo sua honra, por conta da mobilização para evitar a mineração nas suas terras, além de outros fatos locais. “Não podemos permitir que haja acusações infundadas, tampouco que alguém ganhe dinheiro com tráfico de drogas ou com exploração de crianças e adolescentes, sejam indígenas, sejam brancas. É nosso dever, como deputados e como integrantes do estado brasileiro, preservar a integridade física e moral das crianças e dos adolescentes e das etnias, indígenas, negras, mestiças ou brancas”, defende a deputada Janete Capiberibe.

Ela acredita que a averiguação feita pelo Departamento de Interior da Polícia Civil pode contribuir para elucidar a denúncia e coibir qualquer agressão aos povos indígenas e às crianças e adolescentes. “Houve o compromisso do Delegado Geral de remeter o relatório da investigação da delegada Sandra Dantas à Comissão de Direitos Humanos. Continuamos empenhados para esclarecer esta denúncia”.

Inquérito – Hoje, a parlamentar socialista protocolou na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados um requerimento para que o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, instaure um inquérito sobre a denúncia de exploração sexual de crianças e adolescentes indígenas em Tucano 2. (Sizan Luis Esberci, da assessoria de imprensa da deputada Janete Capiberibe)