quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Ô povo imundo

Isso aí é a calçada de um mercantil, na rua Hamilton Silva (Centro), numa área nobre de Macapá (imagine se não fosse nobre).

É um criadouro, tamanho Extra G, de mosquito da dengue. Aí também os ratos fazem a festa. Já a Prefeitura não faz nada.

Como passo de vez em quando na frente deste mercantil, duas vezes resolvi entrar para conversar com o dono. Na primeira, há cerca de 20 dias, mostrei a ele que aquela sujeira toda representava um grande risco para os moradores do bairro porque estava servindo de criadouro para o mosquito da dengue e abrigo de ratos, além disso deixava a cidade feia. "É eu sei, vou limpar", respondeu-me. Na segunda vez, semana passada, perguntei se ele não tinha receio de ser multado pela Prefeitura. Ele deu uma gargalhada e disse: "A Prefeitura nunca reclamou".

Dentro do mercantil não é diferente. O chão é imundo, os produtos são cobertos de poeira, batatas e cebolas ficam jogadas numa prateleira mais suja que político patife, há mais teia de aranha do que em castelo de bruxa, deve ter também fezes de rato e a Vigilância Sanitária nunca passou por lá.
E o pior é que tem muita gente que tem coragem de comprar nesta imundície. Eu ali não compro nem mesmo um palito de fósforo. Não faço compras em lugar imundo. Boicoto mesmo.
Hoje pela manhã passei lá frente e resolvi fotografar pra mostrar pra vocês.
E pergunto: cadê a Prefeitura desta cidade? É com uma cidade imunda e tomada pela dengue que Prefeitura vai festejar os 250 de Macapá?
Sim. Só se fala nos festejos em comemoração ao aniversário da cidade, em atrair turistas para a festa. So se for a festa do chiqueiro. Né não, sr. prefeito?