sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Samaumeira é destaque neste Natal

Do site do Ministério Público do Amapá:

Uma bela, centenária e imponente Samaumeira é destaque este ano na decoração de Natal de Macapá.
A árvore fica localizada no terreno onde será erguida a sede do Ministério Público Estadual, no Complexo Turístico do Araxá, no poético endereço: Rio Amazonas esquina com a Linha do Equador.
Para decorar a imensa a árvore, a arquiteta responsável pelo projeto de iluminação, Odilza Benjamim, utilizou quase três mil metros de mangueiros luminosos, 60 bolas de 10 metros de diâmetro cada, seis caixas de presentes de 10 metros,10 estrelas e seis refletores.
A grande árvore iluminada já virou ponto turístico de Macapá neste Natal.

Sobre a Samaumeira do Araxá
Considerada a Rainha da Floresta, a Samaumeira virou logomarca do Ministério Público. A escolha foi do Procurador Márcio Augusto Alves, após a aquisição do terreno onde será construída a sede do MP.
Estima-se que essa árvore tenha mais de 100 anos. O engenheiro florestal Alcione Cavalcante, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente diz que nos anos 50 do século passado, vários exemplares adultos de Sumaúma existiam naquele local, e essa parece ser a última remanescente no perímetro urbano de Macapá.
O ex-governador Pauxi Nunes costumava fazer grandes almoços em datas festivas e cívicas, nos anos 50 e 60, em uma chácara de sua propriedade no Araxá. A Samaumeira, naquela época, era uma referência para as “Festas do Pauxy”.

A Árvore Sumaúma
Árvore de grande porte chega a atingir 45 m de altura. Apresenta raízes tabulares, tipo “sapopemas”. Estas raízes são usadas pelos índios e ribeirinhos na comunicação pela floresta, que é feita através de batidas em tais estruturas. Possui uma copa frondosa, aberta e horizontal.
Apresenta propriedades medicinais e é considerada pelos povos da floresta, uma árvore com poderes mágicos, que protege as demais árvores e os habitantes da floresta, afastando e assustando quem entra na floresta mal-intencionado
.