sábado, 28 de abril de 2007

Poesia

IMPERATIVO
Manoel Bispo Corrêa
Hora de atirar
pedras no rio
e esconder as mãos.
Hora de mergulhar
no vento frio
e driblar a solidão.
Hora de nem pensar
e apenasmente saber
o que vale sonhar.
Hora de retirar
a mordaça das palavras
e deixar que o espelho
reflita a prenhez da poesia.
(Do livro "Intátil" - Macapá, 2002)

sexta-feira, 27 de abril de 2007

PRA ESCANTEIO

Tudo indica que o governador Waldez Góes (PDT) está jogando pra escanteio o senador Gilvan Borges (PMDB).
Desde a Operação Antítodo, WG não atende mais aos telefonemas do senador.
Gilvan foi o coordenador e guru da campanha de Waldez Góes. Como recompensa ganhou o direito de indicar seus amigos para importantes cargos na administração estadual. Vários destes amigos foram presos durante a Operação Antítodo, acusados de fazer parte de uma quadrilha que surrupiava dinheiro da saúde condenando à morte muitos amapaenses.

O caos na saúde

Por Raul Mareco

“O atendimento aqui que é precário, as máquinas vivem com defeito e durante a sessão de hemodiálise, elas param”. O desabafo da empregada doméstica Silvana Andrade retrata a situação do Centro de Nefrologia do Hospital Alberto Lima, em Macapá, da Secretaria de Saúde do Estado. É um dos muitos protestos ouvidos pela deputada federal Janete Capiberibe, pelos deputados estaduais Camilo Capiberibe e Ruy Smith, do PSB, e pelo ex-deputado estadual Randolfe Rodrigues, do P-SOL, que visitaram o Centro nesta semana para apurar denúncias sobre a precariedade dos serviços na instituição.
Os equipamentos do Centro de Nefrologia estão sucateados, todos eles com seis anos ou mais de uso e sem a devida manutenção. Das 20 máquinas, apenas 14 estão em funcionamento, segundo denúncia do Ministério Público. Os funcionários da empresa Ital Service Representação Importadora e Exportadora Ltda., proprietária das máquinas e responsável pela sua manutenção, estão sem receber salários desde dezembro. A Ital é uma das empresas arroladas no processo da Operação Antídoto por desvio de recursos da Secretaria de Saúde do Estado do Amapá e seu contrato vence apenas em 2008.
Risco – O Centro de Nefrologia atende 95 pacientes, mas parte deles teve seu tratamento suspenso por causa da falta de manutenção dos equipamentos e falta de kits para os procedimentos. “Já aconteceu várias vezes de a máquina parar no meio do meu tratamento, o meu sangue chegou a coagular”, afirmou a paciente Silvana Andrade.

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – determina que o atendimento aos pacientes renais crônicos seja realizado em três turnos e, segundo a equipe multidisciplinar de Nefrologia, o tempo determinado para a hemodiálise é de quatro horas em três sessões semanais. Mas a norma não está sendo cumprida pelo Centro de Nefrologia, de acordo com pacientes da unidade hospitalar.
“Aqui a gente vê muitos problemas com as máquinas. Quando quebram, fica muito tumultuado porque os pacientes ficam sem o tratamento. Eu sou um exemplo de que isso acontece, porque já fiquei sem fazer a diálise, por causa do defeito nas máquinas. Eu chego aqui três vezes na semana, às 6h prá (sic) sair às 15h. E isso vem piorando muito de uns tempos pra cá”, lamentou o paciente Alaéliton dos Santos.

Descaso – Os pacientes também sofrem com o transporte que deveria ser feito pelo Governo do Estado. “Estamos vindo debaixo de chuva para nos tratar aqui, porque não tem transporte. Sempre dizem que está na manutenção e lá passam de dois a três meses”, lamentou a empregada doméstica, paciente do Centro de Nefrologia.
Não faltaram protestos contra o governador do estado: “Não adianta eles virem dizer que aqui está uma maravilha porque é tudo mentira. Quem sabe da verdade é a gente que sofre na pele”, protestou Silvana Andrade. “É muita falta de respeito e de interesse com a gente que precisa do Centro de Nefrologia. Esse governo não está fazendo nada. É por isso que as pessoas estão sofrendo”, arrematou.
Reação – O deputado estadual Camilo Capiberibe (PSB), mostrou-se decepcionado com a falta de ação do governador Waldez Góes, do PDT. “Os problemas encontrados na Nefrologia causam risco iminente de saúde ao paciente amapaense”, alertou o socialista. “Preocupa-me extremamente quando a direção do Centro de Nefrologia se sente nesse nível de frustração que estamos percebendo”, sensibilizou-se o deputado ao final da visita antes de afirmar que uma das principais atribuições dos deputados é o poder Executivo.

A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) citou as ações que está desencadeando em Brasília, apresentando denúncias da situação precária do sistema público de saúde do Amapá à Câmara dos Deputados e ao Ministério da Saúde. “É preciso agir para defender a vida das pessoas do Amapá. Muita gente já morreu por causa do roubo de dinheiro público e da falta de serviços essenciais. Precisamos punir os culpados pelo desvio de dinheiro ao mesmo tempo em que reabilitamos o atendimento público aos amapaenses”, explicou a parlamentar socialista. A deputada lembra que o descaso com a saúde no estado também resultou em uma epidemia de dengue, com cerca de 20 mil ocorrências registradas.

Deputada apresenta à PGR o caos na saúde do Amapá

Brasília, 27/04/2007 – O procurador geral da República Antônio Fernando Souza recebeu em audiência, nesta sexta-feira, 27, a deputada federal Janete Capiberibe e o ex-senador João Alberto Capiberibe (PSB/AP). Os socialistas apresentaram um relatório com a informações sobre a situação caótica da saúde pública no estado do Amapá, citando os cerca de 20 mil casos de dengue, o sucateamento do Instituto de Nefrologia e a falta de remédios, equipamentos e profissionais. O procurador recebeu depoimentos de usuários do sistema de saúde pública do Amapá colhidos pelo movimento Luto pela Vida.
Segundo a parlamentar, a ineficiência do sistema de saúde foi provocada pela quadrilha que agia na secretaria de saúde do estado, revelada pela Operação Antídoto, da Polícia Federal. Entre os 27 presos pela PF estão dois ex-secretários de Saúde do Estado, Abelardo Vaz e Uilton Tavares.
Depoimentos à Polícia Federal apontam envolvimento de dois deputados federais, os ex-secretários de Estado Sebastião Bala Rocha e Jurandil Juarez. Estima-se que o esquema tenha desviado mais de R$ 40 milhões. “A saúde está em colapso e muita gente está morrendo por causa desse roubo”, protesta a deputada Janete.

terça-feira, 24 de abril de 2007

Embrapa pesquisa melhoramento do açaí

Embrapa Amapá pesquisa melhoramento genético do açaí
Por Dulcivânia Freitas

A margem do Furo do Mazagão, no município homônimo do Estado do Amapá, é endereço de um experimento da Embrapa Amapá que pesquisa o melhoramento genético do açaí. Isso significa que em três anos os produtores poderão contar com sementes melhoradas, que permitirão uma boa produtividade de açaí no ano inteiro. Com isso, tem-se uma perspectiva para acabar a escassez do ”vinho da Amazônia” na época da entressafra, que geralmente vai de agosto a dezembro.

Para que isso seja possível, há seis anos Embrapa Amapá mantém um banco de germoplasma de açaí que ocupada uma área de quase 8 hectares. O açaizal, em molde experimental, é resultado de um projeto que contou com recursos do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais (PPG7), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Governo do Estado, via Secretaria de Ciência e Tecnologia (Setec).

De acordo com o pesquisador Silas Mochiutti, atualmente as plantas estãosendo avaliadas e será feita uma seleção daquelas que apresentam melhor produtividade – cachos maiores para produção de sementes destinadas aos produtores. “No final deste ano, já teremos sementes para produtores que trabalham com açaizais de qualidade inferior, os chamados petecões (caroço grande, com cerca de 20 mm de diâmetros), aqueles que têm pouco valor no mercado porque apresentam pouca polpa”, explicou Mochiutti.

No caso da semente prevista para 2010, será adequada às necessidades do produtor que já dispõe de plantas com boa produtividade do chamado açaí “chumbinho” (caroço pequeno, com cerca de 5 mm de diâmetros), com alta rentabilidade de polpa, porém, escasso no período da entressafra. Ou seja, trata-se de uma pesquisa que trabalha na perspectiva de obter sementes que garantam o farto fornecimento de açaí no Amapá o ano inteiro.

Até chegar ao estágio de obtenção de sementes melhoradas, o primeiro passo da pesquisa foi buscar açaizais produtivos, localizados em áreas de várzeas do Amapá e do vizinho estado do Pará. Em seguida, foram selecionadas matrizes de boa produtividade de frutos para que pudessem produzir as sementes. Portanto, o banco de germoplasma de açaí da Embrapa Amapá é uma área de vários açaizeiros com características diferentes, coletados nas várzeas dos dois estados. “Fizemos a seleção antes mesmo de formar o banco, e os critérios de escola foram os de melhor produtividade (cachos com mais frutos) e indicadores de qualidade”, explicou Mochiutti.

O plantio das mudas das matrizes no campo do Mazagão começou em 2001. Nos anos de 2004, 2005 e 2006 e atualmente são feitas colheitas de frutos para serem comparados entre si, sempre a partir do critério de boa produtividade. Esta fase resultará, no futuro, na montagem de um banco de produção de sementes de matrizes selecionadas.

Das 295 matrizes selecionadas para fornecer sementes para formação do banco de germoplasma, 250 são resultados de sementes de açaí preto, que é o mais consumido, e 45 de açaí branco. De acordo com o pesquisador, deste total, 175 matrizes que são de materiais que produzem no verão, no segundo semestre do ano, que é o que interessa para a região do estuário do Amapá, justamente para suprir a procura no período da entressafra.

Quem caminha pelo açaizal da Embrapa, já percebe as plantas de melhor produtividade, as que têm cachos mais robustos. No final deste ano será possível confirmar as melhores progênies e disponibilizar sementes aos produtores para fazer plantio, dentro deste critério de melhor produtividade. Ainda não trata-se da “semente dos sonhos”, como frisou Mochiutti, pois trata-se de um processo de melhoramento genético, que vai se aprimorando a cada ano, até que se obtenha, provavelmente em três anos, uma semente que garanta abundância de açaí no verão, de boa qualidade e a partir de plantio em um campo isolado.

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Na Beija-flor

Eles já confirmaram presença no desfile da Beija-Flor, a escola de samba carioca que vai homenagear Macapá no carnaval de 2008.

23 de abril - Dia Mundial do Livro

Sabe por que aquele político bigodudo metido a escritor nunca publicou um livro sobre as boas coisas que fez pelo Amapá?
Porque todas as páginas seriam em branco.

Serial killer

Os amapaenses estão morrendo de dengue.
Os portadores de HIV estão há três meses sem receber remédios que combatem as doenças oportunistas.
No Centro de Nefrologia a maioria das máquinas estão quebradas e por causa disso muitos doentes renais não estão fazendo hemodiálise.
O Pronto Socorro mais parece um castelo de bruxa, cheio de teias de aranha, goteiras, infiltrações, lixo e muita contaminação.
Pacientes morrem por falta de atendimento médico nos hospitais públicos.
Diagnósticos errados.
Roubo de muito dinheiro da saúde.
Por tudo isso tem gente que acha que no Amapá a saúde pública é colocada nas mãos de psicopatas.

Greve dos professores

“A barricada fecha a rua, porém abre caminhos.”

A greve dos professores municipais entra hoje no 42º dia.

Dengue

Desde o início do ano o consultor do Ministério da Saúde no Amapá, Arnaldo Balarine, vem dizendo que o Amapá vive uma epidemia de dengue. Mas pelo visto tanto as autoridades como o povo acham isso tão normal como beber água, tanto que não se vê nenhuma ação de combate à dengue.
Ontem, Balarine, em entrevistas às emissores de televisão, disse que já existem no Amapá até casos de dengue neurológica e casos de cegueira provocada pela dengue.
É preciso a mobilização de autoridades e povo”, disse ele.
Há três meses Balarine vem fazendo o alerta, mas as autoridades se fazem de surdas.

Sonrisal

Em Macapá um novo tipo de asfalto está fazendo o maior sucesso. Todo mundo só fala nele.
É o asfalto sonrisal. Molhou, dissolve.
Por causa dele, não há uma rua sem milhares de buracos e o nome do prefeito, acompanhado de um palavrão, é repetido inúmeras vezes todos os dias por motoristas, motoqueiros e ciclistas.

Atenção!

Aquele sujeito que se considera intocável, que pensa que é dono da verdade e do mundo, a qualquer hora vai virar notícia... de página policial.
Para a Polícia Federal não faz diferença se o cara usa colarinho branco, toga, gravata ou é um pé-rapado.

Ventania

Um temporal com ventos de 80km/h derrubou árvores, postes e placas e arrastou pequenas embarcações na madrugada de domingo em Macapá.
Há previsão de outro temporal com com rajadas de vento para esta terça-feira.

terça-feira, 17 de abril de 2007

PF prende traficantes de esctasy

Deflagrada na manhã de hoje em Macapá, pela Polícia Federal, a “Operação 42 graus” prendeu filhos do falecido desembargador Leal de Mira, do promotor de Justiça Jair Quintas, de empresários, entre outros jovens de classe média e classe alta que fazem parte de uma organização criminosa especializada em tráfico de drogas, como ecstasy, cocaína e LSD.
As investigações começaram há seis meses, após a Polícia Federal receber denúncia de familiares de um freqüentador de festas rave. Durante esse período, os Policiais Federais interceptaram e apreenderam 628 comprimidos de ecstasy que estavam sendo enviados de Belém/PA para Macapá/AP.
Segundo a PF, o modus operandi da organização criminosa consistia em remeter da cidade de Belém/PA, utilizando o serviço Sedex dos Correios, os comprimidos de ecstasy que seriam comercializados nas raves realizadas em Macapá/AP.

O principal fornecedor da droga para o Estado do Amapá contava com uma ampla rede de distribuição, que incluía sua própria mãe, sua esposa e sua amante, além de amigos.
A confiança e a interação entre os membros da quadrilha era tanta que permitia que a droga fosse entregue para distribuição e o pagamento, por parte dos distribuidores, fosse realizado após a venda ao usuário, caracterizando uma verdadeira consignação da droga”, diz a PF em nota distribuída à imprensa.
Ainda segundo a PF, um comprimido de ecstasy era comprado em Belém/PA, pelo fornecedor principal por R$ 5,00, e vendido nas raves de Macapá/AP, após passar pelos intermediários, por R$ 40,00.
A Polícia Federal estima que a organização criminosa tenha comercializado, aproximadamente, quatro mil comprimidos de ecstasy na cidade de Macapá/AP, além de traficar também, eventualmente, cocaína e LSD.

OS PRESOS

CARLOS EDUARDO DE JESUS CAETANO COSTA, vulgo “CADU”: principal fornecedor de drogas sintéticas, principalmente ecstasy, para a cidade de Macapá/AP.
Conta com o apoio de sua mãe, ANA, bem como de sua esposa, JAQUE, e sua namorada, JANAÍNA para o tráfico. Foi preso preventivamente pela Polícia Federal em 06.03.2007, indiciado pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico e encontra-se atualmente no presídio dessa capital.

LUCIVAL, vulgo “BIBILA”: atua na quadrilha como fornecedor de ecstasy para JEORGE e reside em Abaetetuba/PA. As remessas de ecstasy apreendidas pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal em Macapá/AP foram resultados de negociações entre BIBILA e JEORGE e, posteriormente, entre JEORGE e CADU.

JEORGE NILSON ALVES DA PIEDADE: reside na capital paraense e compra ecstasy de BIBILA. JEORGE é o principal fornecedor dessa droga para CADU, com o qual mantém um relacionamento de amizade assim como conta com o apoio de ANA, mãe de CADU, no envio de ecstasy para Macapá/AP.

JUSCELINO CARLOS DE LACERDA MIRA: também conhecido como “ZÉ LOCA”, reside em Macapá/AP. É amigo e principal revendedor de ecstasy para CADU nessa capital. No início das investigações, CADU residia em Belém/PA e constatou-se, através dos diálogos e mensagens de texto, que ele (CADU) enviava, através dos CORREIOS, remessas de ecstasy para JUSCELINO distribuir na cidade onde reside. Mesmo depois de vir morar em MACAPÁ/AP, CADU continuou a traficar contando com o apoio de JUSCELINO.

JOSYANNE DIAS QUINTAS, conhecida como “JÔSI”: namorada de JUSCELINO, colabora com seu namorado na distribuição de ecstasy e promoção de festas voltadas para a comercialização desse “produto”, sugerindo, inclusive,locais para realização das raves. Disponibiliza sua conta corrente para JUSCELINO movimentar o dinheiro relativo ao comércio de drogas.

ANA VITORINO CAETANO COSTA, conhecida como “ANA”: é mãe de CADU e, além de ter conhecimento da atividade ilícita desenvolvida por seu filho, o auxilia no envio das remessas de ecstasy da cidade de Belém/PA para a capital amapaense. ANA disponibiliza sua conta corrente para CADU movimentar dinheiro referente à venda e compra de drogas.

RAONI DE ALMEIDA PENAFORT, vulgo “RATO” ou “RATO BOY”: também conhecido como “RATO” ou “RATO BOY”. RAONI compra ecstasy de CADU e vende na cidade de Belém/PA, onde reside.

JACKELINE FABIOLA VILHENA NUNES, conhecida como “JAQUE”: é esposa do CADU e tem conhecimento da atividade ilícita desenvolvida por seu marido. JAQUE também o auxilia no tráfico, despachando remessas de ecstasy, através dos CORREIOS, para o estado do Amapá. Disponibiliza sua conta corrente para CADU movimentar dinheiro referente à compra e venda de drogas. Cede endereços na cidade de Macapá/AP para CADU enviar drogas, assim como, as recebe pessoalmente quando está nessa cidade. Mesmo após um desentendimento pessoal entre os dois e a posterior separação de fato, JAQUE continuou a prestar apoio logístico ao seu ex-marido no tráfico de drogas, bem como, a comercializar ecstasy.

EDGAR FABRÍCIO SILVA PEREIRA, vulgo “POLHO”: reside em Macapá/AP e é amigo do CADU. É um dos principais revendedores de ecstasy nas festas raves. POLHO, na maioria das vezes, recebe a droga do CADU e presta conta a medida em que o revende, demonstrando elevado grau de confiança entre os dois. POLHO chegou a vender cocaína para CADU.

SANDRO MONTEIRO FARRIPAS, vulgo “SANDRÃO”: reside em MACAPÁ/AP e atua na organização criminosa como revendedor, nas festas raves, do ecstasy adquirido de CADU. CADU tem um elevado grau de confiança em SANDRO pois, muitas vezes, entrega-lhe a droga sem mesmo ter recebido o pagamento. Além disso, SANDRO ajuda CADU na cobrança das dívidas referentes ao tráfico ou em outras oportunidades SANDRO empresta seu carro a CADU para facilitar a comercialização de drogas.

JAMARY DE MIRA NETO, vulgo “COQUIM”: É irmão de JUSCELINO e atua na organização criminosa como vendedor de ecstasy e LSD, adquiridos de CADU.

PLÍNIO AURÉLIO DA SILVA PICANÇO, vulgo “AURÉLIO”: reside em Macapá/AP e vende ecstasy adquirido de CADU. No decorrer das investigações constatou-se que, mesmo após mudar-se temporariamente de Belém/PA para a capital amapaense, CADU continuou a contar com o apoio de PLÍNIO para comercializar drogas.

ANDRÉ AMORAS MICCIONE: reside em Macapá/AP e trafica cocaína, ecstasy e maconha. Uma das remessas foi interceptada pela Polícia Federal e resultou na prisão em flagrante de JANAÍNA DE MELO VEIGA, portando uma caixa de SEDEX, na Agência Central dos Correios, situada na capital amapaense, contendo 120 comprimidos de ecstasy da “marca” FERRARI e 50 comprimidos da “marca” MAIS. Em seguida, foram presos preventivamente CARLOS EDUARDO DE JESUS CAETANO COSTA, na cidade e Belém/PA, e ANDRÉ MICCIONE, em Macapá/AP indiciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico.

JANAÍNA DE MELO VEIGA, conhecida como “JANA”: reside em MACAPÁ/AP e é namorada de CADU. JANAÍNA fez um empréstimo de R$ 3.000,00 para CADU comprar, aproximadamente, 500 (quinhentos) comprimidos de ecstasy, dos quais 458 (quatrocentos e cinqüenta e oito) comprimidos foram apreendidos pela Polícia Federal no dia 15.12.2006 nessa capital. Além disso, JANAÍNA era conhecida de alguns usuários, para os quais ela intermediava a venda de droga. Também auxiliava na distribuição, visto emprestar seu carro para CADU fazer a entrega, além de comparecer pessoalmente aos Correios para buscar remessas de droga. JANAÍNA foi presa em flagrante pela Polícia Federal na Agência Central dos Correios no dia 02.03.2007, portando uma caixa de SEDEX contendo 170 comprimidos de ecstasy. Encontra-se, atualmente, à disposição da Justiça no presídio de Macapá/AP.

domingo, 15 de abril de 2007

Isto é Macapá


O abre-alas da Beija-Flor

Pensando bem, o carro abre-alas da Beija-Flor, no carnaval 2008, poderá ser uma viatura da Polícia Federal.
Estaria perfeitamente dentro do enredo.
Vejam só: no Rio de Janeiro, a PF prendeu um bamba e ex-presidente da Beija-Flor de Nilópolis, escola de samba que vai homenagear Macapá na Sapucaí no próximo carnaval.
Por aqui, a PF já prendeu prefeitos, secretários de estado, grandes empresários e mais um camburão de “gente importante” em várias operações.

Fora de controle

As autoridades já admitem: a dengue está fora de controle em Macapá.
O número de casos da dengue clássica já beira a dez mil e a forma grave vem se acentuando. Várias pessoas morreram de dengue hemorrágica no primeiro trimestre deste ano.
Dos cinco carros “fumacê” três estão quebrados e os outros dois estão parados por falta de inseticida.

Algema neles

Desembargadores pensam que são Deus, mas a Polícia Federal sabe que não e nem tem medo deles.
Sem nenhum temor de arder no mármore do inferno, policiais federais algemaram, jogaram no camburão e depois trancafiaram na carceragem desembargadores no Rio de Janeiro.

Do Oiapoque ao Chuí já tem desembargador com a barba de molho.

Poesia

ÊXTASE
Isnard Lima
O Universo
que eu amo
puro
impuro
mau
e santo
repousa nas mãos
de um Poeta
maior que o mundo
Deus!
(Do livro Rosas para a Madrugada)

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Sucursal do inferno

Do jeito que Macapá está eu não tenho dúvida nenhuma de que o capeta abriu uma sucursal do inferno por aqui.
É epidemia de dengue, roubo de dinheiro da saúde, gente morrendo por falta de medicamento nos hospitais, sargentos do Exército metidos em seqüestros, fossas a céu aberto, cocô boiando nas ruas alagadas, calçadas tomadas pelo lixo, ruas sem sinalização, mato em todo lugar, ratos passeando nas principais avenidas, cobras invadindo casas, ataques à liberdade de expressão, desvio de verbas federais em vários setores e autoridades se enchendo de orgulho porque Macapá vai ser enredo da Beija-Flor no próximo carnaval.
Isto aqui é ou não é uma sucursal do inferno?

Empresário implica Sarney em caixa 2

Da coluna do jornalista Cláudio Humberto, hoje:
"Ao receber a comissão de deputados estaduais do Amapá, que está acompanhando o desenrolar da Operação Antídoto, da Polícia Federal, o procurador-chefe da República, Rodrigo Santos, confidenciou aos parlamentares que durante seu depoimento o empresário Nivaldo Aranha Silva, proprietário da Globo Distribuidora de Medicamentos, afirmou que recebeu R$ 1 milhão de uma fatura e devolveu R$ 600 mil para o caixa 2 das campanhas do governador Waldez Góes e do senador José Sarney (PMDB-AP). Mas, na hora de assinar o depoimento, voltou atrás e pediu para retirar o nome do senador. A comissão era formada pelos deputados Jorge Salomão (DEM), Michel JK (PSDB), Camilo Capiberibe (PSB), Moisés Souza (PSL) e Dalto Martins (PMDB). O procurador disse que vai mandar quebrar o sigilo da Globo para comprovar a entrada e saída logo depois do dinheiro."

segunda-feira, 9 de abril de 2007

O DEPOIMENTO DE NIVALDO

Dono da Distribuidora Globo - empresa que faz parte do esquema que surrupiou verbas da saúde pública - Nivaldo Aranha, que foi preso na Operação Antídoto, em seu depoimento confirmou que o esquema depositou dinheiro para o governador Waldez Góes e contou que dava propina para o então secretário de Planejamento e atual deputado federal Jurandil Juarez (PMDB) para que ele liberasse os pagamentos da Distribuidora Globo.
Leia abaixo parte do depoimento de Nivaldo Aranha:

"(...) QUE observando que JURANDIL JUAREZ retardava o pagamento das faturas de medicamentos, o interrogado se viu obrigado a pagar propina ao mesmo e, para agilização do processo de pagamento, ofereceu uma ajuda para “quitar débitos pendentes de campanha”;
QUE a proposta feita pelo interrogado a JURANDIL JUAREZ acelerou parcialmente o processo de pagamento;
QUE quando saiu o pagamento da fatura, no mês de dezembro/2006, uma pessoa, cujo nome não se recorda, procurou o interrogado, a mando de JURADIL JUAREZ, para receber o valor referente à propina;
QUE enfregou a tal pessoa uma importância entre R$ 20.000,00 e R$ 25.000,00;
QUE ainda no mês de dezembro, visando receber a importância relativa aos medicamentos, procurou JURANDIL JUAREZ;
QUE JURANDIL JUAREZ disse-lhe que estava determinado o pagamento de importância aproximada de R$ 808.000,00, solicitando ao interrogado que conseguisse o valor de RS 100.000,00 para pagamento de débito de campanha;
QUE o interrogado efetivamente pagou tal importância pessoalmente a JURANDIL JUAREZ em dinheiro;
QUE prestou auxílio financeiro na campanha eleitoral relativa ao primeiro mandato de WALDEZ GÓES;
QUE tal auxílio financeiro era sempre prestado em dinheiro e pessoalmente pelo interrogado a BRAZ, ou seja, o dinheiro era sempre entregue a BRAZ;
QUE BRAZ, após a eleição, quando lhe procurou, solicitava importância superior ao que já costumava ser fornecida pelo interrogado;
QUE o interrogado, não dispondo de dinheiro suficiente, procurou DÉLIO FERNANDES, pessoa de quem adquiriu a fazenda de 3.600 hectares em Altamira/PA;
QUE DÉLIO se dispôs a conseguir o dinheiro para o interrogado;
QUE DÉLlO efetuou depósito a favor do Governador;
QUE não sabe se o dinheiro saiu da conta de DÉLIO ou da conta de terceiro;
QUE não sabe qual foi a forma de depósito, se foi transferência bancária, depósito em dinheiro ou compensação de cheque;
QUE recebeu, via fac-simile, um comprovante de depósito, enviado por DÉLIO no qual constava como como favorecido pela depósito, “WALDEZ GOES" ou “WALDEZ GOES - PDT”;
QUE guardou o comprovante do depósito, mas não se reecorda onde se encontra atualmente, comprometendo-se a localizá-lo e entregá-lo a esta autoridade policial, no prazo de 10 dias; (...)"


ESPAÇO ABERTO
Este blog garante espaço para o governador Waldez Góes, deputado Jurandil Juarez, Braz Martial Josafá e todos aqueles citados aqui por envolvimento na "máfia dos medicamentos".
Portanto, se algum deles quiser usar este espaço para se manifestar, basta me telefonar ou mandar um e-mail para alcinea.c@gmail.com

Herodes amapaenses

Quando Jesus nasceu, o rei Herodes mandou matar todas as criancinhas.
Os Herodes amapaenses são muito mais cruéis, provocam a matança de crianças, jovens, adultos e idosos, pois roubam o dinheiro da saúde pública fazendo com que centenas de pessoas morram nos hospitais da rede pública por falta de equipamentos e medicamentos.

domingo, 8 de abril de 2007

Epidemia de dengue

Mais de 1800 casos de dengue – muitos com complicações hemorrágicas – foram registrados no primeiro trimestre no Amapá.
Segundo o consultor do Ministério da Saúde Arnaldo Balarini, para cada 10 casos apenas um é notificado, o que quer dizer que quase 20 mil pessoas já contraíram a doença este ano no Amapá.
Mesmo assim, o Poder Público quase nada tem feito e a população faz menos ainda.

Poesia amapaense

Promessa de candidato a prefeito
Arthur Nery Marinho
(1923-2003)
A vós prometo, caros eleitores,
que desta vez as coisas vão mudar.
Para ver nossa Macapá brilhar
já comprei luminárias e refletores.
Comida ao pobre agora irá sobrar.
Daqui deportarei os pichadores.
Neste amado rincão dos meus amores
habitação jamais irá faltar.
Educação, saúde e água tratada
problemas não serão. Bem saneada
Macapá jóia virará sorriso
quando estiver realmente transformada
talvez meu Deus por vê-la bem cuidada
queira trocá-la pelo Paraíso.
(Do livro “Cantigas do meu Retiro”, Macapá – 2002)

Me leva Brasil

O repórter Maurício Kubrusly, da Rede Globo, estará em Macapá amanhã, terça-feira.
À tarde, das 15h às 17h, ele faz o lançamento do seu livro “Me leva Brasil” na Livraria Amapaense (Av. Presidente Vargas entre as ruas São José e Tiradentes).
À noite Krubusly faz a palestra “Jornalismo no planeta internet” e bate papo com jornalistas e acadêmicos de jornalismo na churrascaria Midas Grill.
As inscrições para o evento noturno podem ser feitas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá.
Jornalista sindicalizado não paga.
A promoção é dos produtores culturais Gilberto Alves e Alam Farias.

Suja, feia e fedorenta

Três cariocas que planejavam passar 15 dias em Macapá ficaram por estas bandas menos de uma semana.
Disseram que nunca viram cidade mais esburacada, feia, suja e fedorenta que Macapá.
E o pior é que eles têm razão.

TURISTAS SE PERDEM NA SELVA

Guiana Francesa - Dois turistas franceses, vindos da França para percorrer a selva guianense se perderam há 52 dias.
Sem GPS, com mapas e uma bússola só, eles não encontraram o vilarejo de Saul – destino da viagem deles. A marcha era prevista para demorar uns dez dias.
Os gendarmes, com a ajuda do exército, tentaram encontrá-los, sem sucesso.
Por fim, os turistas conseguiram se salvar: um chegou quinta-feira até Saul, no meio da mata. Mesmo muito cansado, ele conseguiu definir a posição do colega. Os dois foram recolhidos pela Gendramerie (polícia francesa), e trazidos até Caiena, capital da Guiana. Um deles está internado com esgotamento físico.
Eles conseguiram sobreviver bebendo água dos rios e comendo tartarugas e aranhas.
(François, do
www.brasilyane.com, especial para este blog)

Poema

Mario Quintana
O grilo procura
No escuro
O mais puro diamante perdido.
O grilo
Com as suas frágeis britadeiras de vidro
Perfura
As implacáveis solidões noturnas.
E se isso que tanto buscas só existe
Em tua límpida loucura
- que importa? –
exatamente isto
é o teu diamante mais puro!

terça-feira, 3 de abril de 2007

Sem comentários

Parece praga!
Sumiu a caixinha de comentários do blog.
Estou tentando arrumar com a ajuda de amigos como o super David.

( comentários estão funcionando normalmente agora. david)

CABOCO DO BABADO E DO PODER
Bom, mas enquanto a gente arruma isso vou falar da promoção que este blog está fazendo e que dará um litro de açaí do grosso, um quilo de camarão no bafo e um panelão de tamuatá no tucupi ao vencedor.
Leia este trecho de uma conversa telefônica, gravada pela Polícia Federal, entre Braz e um Homem Não Identificado (HNI):
"HNI: (...) o chefe vai ter que chamar o caboco porque vai ter problema com o tribunal...
Braz: Todo mundo armou na verdade: o tribunal...
(...)
Braz: O detalhe é o seguinte: eles fazem e deixam fratura, acontece que quem trabalhava antes não sabia ver fraturas, não sabia ver nada...
HNI - Isso não é interessante conversar porque conversando ou não vai dar no mesmo, então deixa pra lá, do outro lado tem que conversar porque o caboco tem o controle dos sete, aí é foda, ano de eleição o negócio é complicado...
Agora responda, se souber:
O Caboco é:
a) deputado
b) senador
c) médico
d) economista
e) desembargador
f) promotor
g) secretário de Estado
h) escritor
i) gari
j) cantor
k) N.R.A. O Caboco é o Urtigão das histórias em quadrinho.
ATENÇÃO!
Não vale escrever o nome do Caboco, pode dar processo.
Enquanto a caixinha de comentários está sumida, as respostas podem ser enviadas para o e-mail alcinea.c@gmail.com

Mais uma

Nos próximos dias a TV AP-Record (ex-TV Gazeta) estará perdendo o sinal da Record.
O sinal da Record deve ficar em Macapá com a TV Mani, da família do senador Gilvan Borges (PMDB) - que já é dona da TV Tucuju, emissora que retransmite a programação da Rede TV no Amapá.

Fitas da PF lançam suspeitas sobre governador do Amapá

Waldez Góes é acusado de receber de empresa que teria participado de fraude na Saúde
Secretaria da Comunicação do Estado divulga nota em que diz ser "absolutamente inconsistente" a denúncia envolvendo o pedetista


Cíntia Acayaba
Da Agência Folha
O Ministério Público Federal no Amapá vai encaminhar à Procuradoria Geral da República, em Brasília, documentos e escutas telefônicas que supostamente envolvem o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), com fraudes em licitações para a compra de medicamentos e com uma possível doação ilegal de campanha.
O nome do governador e o do deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT) são citados em conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal durante as investigações que resultaram na Operação Antídoto, realizada nos dias 22 e 27 de março.
Na operação foram presas 25 pessoas, entre elas dois ex-secretários de Saúde do Amapá e um sobrinho de Góes, acusadas de participar de esquema que fraudava o fornecimento de medicamentos às secretarias da Saúde de Amapá, Pará e Ceará. Todos já foram soltos.
"O que apareceu nas fitas e que deve ser investigado é a questão do financiamento da campanha do governador, que pode ter sido legal ou não", disse Rodrigo Santos, procurador-chefe da República no Estado. Governadores só podem ser investigados pela Procuradoria-Geral da República.
De acordo com a Polícia Federal, as empresas participavam das concorrências estaduais para o fornecimento de remédios e, oferecendo um preço muito abaixo do praticado no mercado, venciam as licitações. Com o contrato assegurado, ganhavam dos governos o dinheiro correspondente aos produtos, mas entregavam cerca de 60% do combinado. O prejuízo aos cofres públicos atingiria R$ 20 milhões.
Uma dessas empresas é a Globo Distribuidora Ltda., que doou pelo menos R$ 50 mil à campanha de Góes.
Segundo o Ministério Público Federal, o ex-sócio da Globo Distribuidora Dilton Ferreira de Figueiredo disse em depoimento à Justiça Federal que seu sócio Nivaldo da Silva, preso pela PF, chegou a doar R$ 100 mil à campanha de Góes sem que o dinheiro passasse pela conta do comitê.
O deputado Rocha, que foi secretário da Saúde do Amapá de 2003 a 2004, foi acusado por Figueiredo de receber dinheiro para facilitar a liberação do pagamento dos medicamentos.


OUTRO LADO:
SECRETARIA AFIRMA QUE DENÚNCIAS SÃO INCONSISTENTES
A Secretaria da Comunicação do Amapá diz que Góes não pode se manifestar porque não foi informado oficialmente a respeito do que qualifica como "algo absolutamente inconsistente". Segundo a nota, Góes "repele veementemente qualquer tentativa de envolvê-lo num assunto que ainda está com investigação em andamento". Rocha disse que não conhece a denúncia, que teve poucos contatos com os sócios da Globo Distribuidora e que não há provas contra ele.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

O DEPOIMENTO DE DILTON

A Folha do Amapá publica hoje o depoimento completo de Dilton Ferreira Figueiredo, o empresário que denunciou a "máfia dos medicamentos" após ser excluído do esquema.
Para ler clique aqui

ESPAÇO ABERTO

Este blog garante espaço para o governador Waldez Góes, deputado Sebastião Rocha, Braz Martial Josafá e todos aqueles citados aqui por envolvimento na "máfia dos medicamentos".
Portanto, se algum deles quiser usar este espaço para se manifestar, basta me telefonar ou mandar um e-mail para alcinea.c@gmail.com

Casa da Vila Militar serve de cativeiro

Ministério Público, Bope e Polícia Civil desvendam sequestro da enfermeira. A quadrilha de sequestradores é formada por sargentos do Exército Brasileiro

Se você pensa que Vila Militar é um local acima de qualquer suspeita está na hora de rever seus conceitos.
Em Macapá, uma casa da Vila Militar serviu de cativeiro para a enfermeira Adriana Cinara, seqüestrada quinta-feira por três sargentos do Exército Brasileiro. Ela foi liberada ontem à noite.
O bando era comandado pelo primeiro-sargento de Infantaria pára-quedista Gérson Pereira da Costa, 39 anos, com 20 anos de Exército e há dois anos servindo em Macapá, para onde veio transferido do Rio de Janeiro.
Adriana – que é enfermeira no município de Porto Grande, onde dá plantão três vezes por semana – saiu de sua casa quinta-feira à tarde com destino a Porto Grande, mas nem chegou a sair do próprio bairro em Macapá. Há alguns quarteirões de sua casa, deparou-se com uma mulher pedindo socorro, parou o carro, desceu e neste momento foi abordada pelos bandidos.
Levada para a Vila Militar, Adriana ficou na casa Gérson Pereira da Costa até ontem à noite, quando foi largada no bairro Marabaixo.
Ela conta que a suíte de Gérson foi seu cativeiro e era vigiada pela mulher dele, Aline Costa, responsável por lhe dar água, comida e um calmante que ela identificou como “Calmajá”. Passou a maior parte do tempo com os olhos vendados e as mãos amarradas.
Gérson é “amigo” da família de Adriana e orientava a família a pagar o resgate – no valor R$ 300 mil, que no sábado foi baixado para R$ 90 mil – e manter a polícia longe do caso.
O interesse de Gérson levantou suspeitas, principalmente quando o pedido de resgate foi baixado para R$ 90 mil, o valor exato que a família de Adriana tinha naquele dia em casa e que ele sabia.
Aí foi fácil. A Promotoria da Investigação Criminal (PIC) do Ministério Público, Bope e Polícia Civil armaram uma arapuca e o sargento caiu nela.
Faziam parte do bando liderado pelo sargento Gérson, os também sargentos do Exército Lucas Silva dos Passos e Waldenir, além de algumas mulheres, entre elas a esposa de Gérson.
Gérson e Lucas foram presos ontem à noite. Waldenir se entregou hoje. Os três estão presos no Quartel do Exército em Macapá.

Tá no Globo

Governador do Amapá é investigado pela PF
De O Globo, hoje:
"A Polícia Federal investiga, com base num depoimento e em escutas telefônicas, suspeitas que podem comprometer o governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), e o deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) com fraudes em licitações para a compra de medicamentos. Pelas contas da PF, o esquema já provocou prejuízos de pelo menos R$ 20 milhões desde 2003. Formada por servidores públicos e empresários, a quadrilha foi desbaratada semana passada pela Operação Antídoto, que prendeu 25 pessoas.
As investigações começaram há um ano, com base na denúncia do empresário Dilton Ferreira de Figueiredo, ex-sócio da Globo Distribuidora Ltda, uma das cinco empresas envolvidas no esquema de fraudes em licitações. No segundo depoimento que deu à Justiça Federal em Macapá, em março do ano passado, o empresário afirmou que seu sócio Nivaldo Aranha da Silva "chegou a fazer um depósito de R$ 100 mil na conta do governador e depois estornou para entregar em espécie".

Leia mais em O Globo

domingo, 1 de abril de 2007

Troféu Pinóquio

Hoje é Dia da Mentira
O troféu vai para...