quarta-feira, 30 de abril de 2008

Editorial do jornal Diário do Amapá

Simples questão de higiene
http://www.diariodoamapa.com.br/

A dengue, que causou muito susto entre nós e ainda está protagonizando verdadeira catástrofe no Rio de Janeiro, precisa ser tratada com seriedade, principalmente quando ainda nos deparamos com situações absurdas, como falta de cuidado com o lixo e mesmo com a falta de educação e higiene de muitos que não se mancam e atiram lixo em qualquer lugar – menos no quintal de casa.
Não podemos cometer injustiças: a Prefeitura está fazendo a sua parte, quanto ao recolhimento do lixo, mas em todos os lugares temos o desprazer de comprovar que grande parte do povaréu não está fazendo a sua parte: o lixo não é acondicionado em recipientes apropriados e tampouco colocados nas lixeiras, com os sujismundos agindo sem qualquer pudor, alheios aos riscos que essa falta de higiene causa à população.
Vários blogs da internet, em todo o país, deflagraram uma verdadeira guerra ao mosquito da dengue. Em Macapá, quem se destacou foi o da jornalista Alcinéa Cavalcante, com postagens diárias de fotos mostrando a sujeira que pessoas do povo e comerciantes impunham à sociedade. Tinha de tudo misturado ao lixo: açougues, mercantis e farmácias. Deu certo, porque a Vigilância Sanitária correu atrás do prejuízo e acabou com o filme de terror. Passado o susto, entretanto, a blogueira não voltou mais ao assunto, como também o fantasma da dengue parece que foi assustar outra freguesia. E isso não é bom, porque essa doença maldita não dá trégua e, quando menos se espera, ela dá o ar da graça, ou melhor, do choro.
Previsões nada otimistas do ministro Temporão, da Saúde, deveriam ter o condão de deixar toda a região Norte em estado de alerta: em 2009 pode se repetir entre nós o que atualmente está acontecendo no Rio de Janeiro e com conseqüências ainda mais desastrosas. Seria muito bom todos nós fazermos, em nome da saúde pública de todos os amapaenses, o que Alcinéa Cavalcante fez agora contra a dengue, e o que já fizemos, com muita competência fiscalizando preços e qualidade dos produtos na época em que o senador José Sarney era Presidente da República: vamos ser fiscais, denunciando à Vigilância Sanitária, as sujeiras e os sujismundos do dia-a-dia. Mais do que bom, é necessário, porque higiene e boa educação soam como cautela e caldo de gali-nha não faz mal a ninguém.

------------------
(Obrigada ao Diário do Amapá por reconhecer o trabalho deste humilde blog. A campanha não pode parar, pois a explosão da dengue no Amapá geralmente se dá nos meses de maio e junho.
Vale ressaltar que o Diário do Amapá tem papel fundamental no combate à dengue, por ser um jornal de grande credibilidade e lido em todas as camadas da sociedade amapaense. Além disso pauta outros veículos.
Esse editorial foi publicado na edição de ontem, terça-feira)