quarta-feira, 21 de maio de 2008

Diocese de Macapá prepara solenidade de Corpus Christi

Por Oscar Filho, da Pastoral da Comunicação
Eucaristia, Pão da Vida, Alimento na Missão, é o tema da solenidade de Corpus Christi em Macapá, dia 22, quinta-feira, feriado nacional. A programação inicia às 16 horas, com a concentração e Santa Missa, na Catedral de São José, presidida por Dom Pedro José Conti, bispo diocesano. Em seguida, a procissão do Corpo de Cristo, passando pela rua General Rondon até a Igreja de São Benedito, no bairro do Laguinho.

As três paróquias de Santana também preparam a celebração, com início marcado para as 16 horas, na Igreja Nossa Senhora de Fátima e Santa Ana, em frente a praça Cívica da cidade. Após a Missa Solene sairá a procissão de Corpus Christi, seguindo até a Igreja de São Pio, no bairro Fonte Nova, com a benção do Santíssimo Sacramento, no encerramento das homenagens a Jesus Vivo na Eucaristia.

Em Macapá, há vários meses, a coordenação da festa, tendo a frente o padre Castrese, com as diversas equipes envolvidas, prepara a celebração. Cada vicariato, ou seja, um grupo de paróquias de uma determinada área; pastorais e movimentos devem apresentar bandeiras coloridas. São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Nazaré: laranjada; Jesus de Nazaré, Nossa Senhora de Fátima, Pia Marta: azul claro; paróquias Bom Pastor, Sagrado Coração de Jesus, Bom Samaritano: Branco; São José, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro: verde; Pastorais: amarelo e os movimentos: vermelho.

Ao longo do percurso da procissão haverá o tradicional tapete, com dois metros de largura, no qual passará o Santíssimo Sacramento. A ornamentação foi confiada às paróquias São José, Nossa Senhora da Conceição, Jesus de Nazaré, além da Pastoral da Juventude, Colégio Amapaense e os moradores da rua General Rondon, que ficará fechada ao trânsito a partir das 08:30 da manhã do dia 22 de maio.(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)