sexta-feira, 20 de junho de 2008

Caravana da Ciência aporta em Mazagão amanhã

Uma caravana de conhecimento, esporte e diversão aporta amanhã, sábado, em Mazagão, município amapaense localizado a 50 quilômetros de Macapá e que faz limite ao sudeste com o rio Amazonas. A Caravana da Ciência levará à Escola Estadual Dom Pedro I um dia inteiro de mini-cursos, palestras, oficinas, competições esportivas e exibição de vídeos educativos. Pela manhã, no Campo Experimental da Embrapa Amapá, será realizado um Dia de Campo para agricultores e professores e alunos das escolas famílias rurais do Carvão e Maracá, sobre sistema de cultivo de feijão-caupi e de cupuaçu.

A programação da Caravana da Ciência é gratuita, voltada para crianças, jovens e adultos e tem o objetivo de popularizar diversas tecnologias criadas para melhorar a qualidade de vida da população. O evento é coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec) e envolve o empenho de técnicos de vários órgãos, como a Secretaria Estadual de Educação, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), a Universidade do Estado do Amapá (Ueap), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Universidade Federal do Amapá e a Embrapa Amapá. Diversas secretarias da Prefeitura de Mazagão também participam da realização da Caravana da Ciência.

Entre os mini-cursos oferecidos pela Caravana da Ciência está o de boas práticas de produção de açaí nas amassadeiras, a ser orientado pela pesquisadora da Embrapa Amapá, Valéria Saldanha Bezerra, no horário das 8h às 12h, em duas etapas. Primeiro, na escola, ela vai falar dos aspectos que envolvem a produção do açaí nas amassadeiras, com base em uma cartilha de sua autoria. Em seguida, haverá uma demonstração prática na amassadeira do senhor Francisco.

Também estão programadas palestras sobre diversos assuntos, com pesquisadores da Embrapa. Das 8h às 9h, José Antônio Leite de Queiroz vai falar sobre o potencial de manejo sustentável das várzeas do estuário do rio Amazonas; no horário das 9h às 10h será a vez de Jurema Dias abordar o assunto micotoxinas e segurança alimentar. O pesquisador Gilberto Ken-Iti Yokomizo vai falar aos estudantes e professores sobre os impactos ambientais dos alimentos transgênicos, aqueles modificados geneticamente que tanto ouvimos falar na mídia.

Das 11h às 12h, o desenvolvimento agrário do Amapá e meio ambiente será o
assunto da palestra de Jorge Segovia. No período da tarde, das 14h às 15h a pesquisadora Kárlia Santa Amaral vai falar sobre o potencial da aqüicultura no Amapá e conservação de recursos pesqueiros; e das 15h às 16h Marcelino Guedes abordará o tema efeito estufa e mudanças climáticas.


(Dulcivânia Freitas, da Assessoria de Comunicação da Embrapa)