segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Manifesto

Manifesto pelo fim do isolamento do PSB
O Partido Socialista Brasileiro construiu no Amapá uma alternativa de poder popular e democrático fortemente vinculado aos anseios do povo, além de implementar políticas públicas modernas baseadas na sustentabilidade, na transparência e na descentralização. Essas experiências bem sucedidas de governo, na prefeitura de Macapá (1989 a 92) e no Governo do Estado (1995 a 2002) foram lideradas por João Alberto Rodrigues Capiberibe, mas sempre contaram com um amplo arco de alianças no campo democrático, sem o qual não haveria condições de conquista e nem tampouco de manutenção de poder, por mais acertadas que fossem as medidas de governo.
Por condições conjunturais e pontuais, a aliança histórica esfacelou-se em 2002, ocasionando a perda do poder daquele bloco político. Mais grave do que esta ruptura, foi o fato de que, desde então, o PSB, nos pleitos seguintes, não mais conseguiu construir alianças consistentes, o que certamente contribuiu para sucessivas derrotas. É bem verdade que este isolamento do PSB não pode ser atribuído exclusivamente ao partido, mas também à ação dos adversários que lograram êxito em segregar o PSB.
Ocorre que, nesta eleição para a Prefeitura de Macapá, estão novamente colocadas as condições objetivas de reconstrução daquela aliança que governou o Estado, com PSB, PT, PC do B, PSOL incluindo outros partidos como PMN, PSC e PTB. Infelizmente, observa-se que tal oportunidade está sendo desperdiçada pela incompreensão do momento político.
A reedição do bloco político e sua ampliação só seriam possíveis em duas situações:
– A chapa ser encabeçada por João Alberto Rodrigues Capiberibe, que reúne legitimidade incontestável e condições políticas de levar o bloco à vitória, ou
– Em caso de preservação de Capi por razão tática, o PSB concordar em discutir a composição da chapa majoritária, possibilitando assim a reestruturação do arco de aliança que nos levasse a vitória em 2008 e nos possibilitasse uma disputa mais equilibrada em 2010 para a eleição de governador,vice – governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
O partido tem conseguido avançar em alianças interessantes em outros municípios importantes do Estado como Mazagão, Laranjal do Jarí, Santana, Vitória do Jari, onde apoiará outros partidos que, inclusive, em passado recente eram oposição ao PSB. A eleição em Macapá é fundamental para a construção do futuro de nosso Estado.
O PSB precisa estar forte, coeso e participando de um projeto amplo de inclusão.
Isolamento nunca mais !!!!
Claudio Pinho Santana – Secretário Geral do PSB/Ap
José Ramalho de Oliveira – Vice-Presidente do PSB/Ap
Edson Ramalho de Oliveira – Membro do Diretório Municipal do PSB/Mcp
Charles Chelala – Membro do Diretório Estadual do PSB/Ap
Luiz Afonso Mira Picanço – Filiado ao PSB/Ap
Emanuel Ramalho de Oliveira – Membro da Executiva Estadual do PSB/Ap
Maribel Smith Neves – Filiada ao PSB/Ap
Beneran Santos – Filiado ao PSB/Ap
Geraldo Capela – Filiado ao PSB/Ap
Rubens Gemaque – Filiado ao PSB/Ap
Job Miranda – Filiado ao PSB/Ap
Eduardo Vieira – Filiado ao PSB/Ap
Denise Ilé Fauro – Filiada ao PSB/Ap
Gecivaldo Gege Freitas Andrade – Filiado ao PSB/Ap
Ricardo Leão Dias
Eliza Maria Serra Penafort - Filiada do PSB/Ap
José Carlos Silva Carmezim – PSB/STN
Evandro Silva Gomes – PSB /STN
José Maria Botelho – Filiado do PSB