terça-feira, 22 de julho de 2008

Casa de jornalista é incendiada

Jornal A Cidade

Santarém-PA -Por volta das 2h30 da madrugada de domingo, dois homens em uma motocicleta Brós de cor preta, atearam fogo na casa do jornalista Jeso Carneiro, situada na avenida Silva Jardim. No momento do ataque, o jornalista e sua esposa encontravam-se na praia, estando na residência apenas a sogra, uma senhora de 81 anos, a filha do casal e o cunhado.

De acordo com um casal de testemunhas que se encontrava em uma parada de ônibus, os dois homens deram quatro voltas antes de parar com a motocicleta em frente à residência de cometer o crime. O casal conta que o indivíduo que estava na carona desceu com um carote na mão e começou a jogar o líquido inflamável nas paredes e no telhado da casa, ateando fogo em seguida. As testemunhas disseram ainda que o fogo ganhou proporção quase atingindo a rede elétrica do imóvel. Na fuga, um dos elementos deixou para trás um par de tênis, um isqueiro e o carote. A polícia suspeita que o fogo também atingiu um dos elementos. Essa possibilidade é baseada nas declarações das testemunhas.

As vítimas - No interior da residência a filha do casal ao perceber a sala em chamas, gritou por socorro sendo ouvida pelos vizinhos que correram para tenta apagar o fogo. Um dos vizinhos pegou o extintor de incêndio de seu carro para tentar conter as chamas, enquanto outro jogava água e areia na casa.
Minutos depois quando o fogo já havia sido controlado, as vitimas foram retiradas e socorridas, entre elas, uma senhora de 81 anos e uma jovem de 20, que passaram mal por causa da forte nuvem de fumaça que tomou conta do interior da residência.

Perícia - Depois de registrada a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, onde o jornalista Jeso Carneiro falou de seus desafetos e possíveis autores do atentado. A perícia no local foi realizada nesta manhã, por volta das 6h30. De acordo com o perito Judson Brito, após as primeiras análises superficiais da cena do crime, já pode se constatar a intenção criminosa. “Da forma como foi jogado o material, ateado o fogo e também o tipo material líquido inflamável usado, já podemos verificar que a intenção foi realmente incendiar a casa e não somente dar um susto”, declarou o perito.

Judson coletou amostras de todo o material encontrado, entre eles o carote queimado, o isqueiro usado para atear o fogo, o par de sapatos parcialmente queimado deixados pelos bandidos, amostras de vários resíduos dentro e fora da residência.

O alvo - Não é a primeira vez que o jornalista Jeso Carneiro sofre esse tipo de atentado. Segundo ele, já atentaram contra o prédio do jornal a Gazeta, de propriedade do irmão, o também jornalista Celivaldo Carneiro, contra seu carro e agora contra sua casa, todos da mesma forma, ateando fogo.

Em entrevista exclusiva ao Portal na Hora, Jeso disse ter certeza de esse atentado foi mais uma tentativa covarde de lhe fazer calar e intimidá-lo por causa de profissão. “Isso é para me tolir, me ameaçar e amedrontar em função do que eu faço no jornalismo”, falou indignado o jornalista.

Para ele, o atentado tem haver com os últimos acontecimentos relacionados à sua proibição, na Justiça, de relatar fatos e manifestar criticas sobre determinadas pessoas. “Eu não descarto nenhuma possibilidade. Há duas semanas eu fui impedido de falar no meu blog e eu ganhei na Justiça o direito de me manifestar, depois acontece isso, não é coincidência. Trata-se de uma questão política, é tentativa me cercear na liberdade do exercício da minha profissão”, diz Jeso.

As providencias - Segundo Jeso, já foram tomadas todas as providencias no que tange as questões policiais, mas que não vai parar por aí. “Nós vamos acionar não só a polícia, mas também outras autoridades como, a Polícia Federal, a governadora do Estado e todos que forem possíveis, já que isso é um atentado contra mim, meu direitos de expressão e minha família. Agora foram só danos materiais e mas poderia ter sido muito pior”.