sexta-feira, 11 de julho de 2008

Toque de Midas - Um brinde e outras gitinhas...

Será que vazou ontem a informação de que a Polícia Federal iria deflagrar hoje a operação Toque de Midas?
Dizem que quando os agentes da PF chegaram na casa de um dos envolvidos, de manhã cedinho, ele não estava lá, não havia nenhum documento, mas duas taças sujas de vinho importado e um pratinho com cuís de tira-gosto indicava que antes de sumir no trecho junto com os documentos a pessoa ainda fez um brinde.


Braz Martial Josaphat e Guaracy Campos Farias, envolvidos na Toque de Midas, já são velhos conhecidos da Polícia Federal. Em março e em agosto do ano passado eles foram presos nas operações Antídoto I e II, acusados de fazerem parte de uma quadrilha que surrupiou mais de R$ 40 milhões da Saúde no Amapá.

A ponta do fio que levou a Polícia Federal a investigar o processo licitatório da estrada de ferro do Amapá surgiu em 2006, exatamente quando a PF começou a investigar o desvio dos R$ 42 milhões da saúde.

Superintendente da Polícia Federal diz que há indícios de que os citados na Toque de Midas tenham cometido os crimes de formação de quadrilha, fraude em licitação e corrupção ativa e passiva.

A MMX distribuiu nota declarando que que não realiza quaisquer atividades de mineração de ouro no Amapá ou em qualquer outra região do País. Pode ser. Mas quando as investigações começaram a MMX tinha uma parte da MPBA - que explora ouro em Pedra Branca. De acordo com a Polícia Federal há fortes suspeitas de que o minério não esteja sendo totalmente declarado perante os órgãos arrecadadores de tributos, principalmente a Receita Federal.

Mais tarde eu volto.