sábado, 11 de outubro de 2008

Círio 2008

Cresce a devoção a Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre em Macapá há mais de 70 anos, uma devoção que cresce cada vez mais, inclusive entre as crianças e jovens. A programação que antecede e prepara a grande procissão do segundo domingo de outubro, este ano foi uma das maiores já realizada pela Diocese de Macapá.

Desde meados da década de 90, com o incentivo do bispo Dom João Risatti, a peregrinação da imagem, que simboliza a mãe de Jesus, percorre os mais diversos pontos da cidade. Em 2008, diante de tantos pedidos oficiais e verbais, a coordenação da festa religiosa decidiu realizar a peregrinação nas paróquias, com as tradicionais romarias, visitas, reza do terço e celebração da Santa Missa.

Milhares de pessoas, entre as quais muitas crianças e jovens, acompanharam as peregrinações paroquiais, com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré visitando muitas escolas, capelas, comunidades, famílias, grupos de enfermos, ruas e avenidas de diversos bairros da capital do meio do mundo. A iniciativa multiplicou os momentos de orações, celebrações, homenagens e devoções, assim como a preparação espiritual e comunitária para a participação no Círio.

Duas imagens da Virgem de Nazaré, de acordo com o roteiro oficial, visitaram as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, outras instituições, assim como hospitais, abrigo, penitenciária, escolas governamentais e particulares, universidades, faculdades e empresas. Uma das imagens que peregrinou foi a menor e mais antiga, a que mora no Carmelo de Santa Terezinha no decorrer do ano e que até 2005 seguia na berlinda do Círio. A outra imagem maior foi entronizada em 2006 e fica o ano todo ao lado de São José, na nova Catedral.

Foram mais de vinte dias de reflexões sobre o tema central do Círio: Maria, mãe da vida! No último dia de visitações, ontem, 10 de outubro, às 10 horas, saindo da praça da Bandeira, o bispo de Macapá Dom Pedro Conti fez um sobrevôo de helicóptero sobre a cidade, dando a benção para toda a população. Às 19 horas, na Nova Catedral, outra solene celebração concluiu o período de peregrinações.

Em seguida aconteceu a Noite de Louvor a Maria, com show musical de bandas católicas, do padre e cantor Joãozinho, na quadra da paróquia de São José, na avenida Presidente Vargas. Durante a celebração e o show musical, Dom Pedro José Conti recebeu homenagens pela passagem de seu aniversário de 59 anos de vida.

Hoje, sábado, as diversas equipes intensificam os serviços, como a ornamentação da berlinda, ensaios litúrgicos, testes da sonorização. Às 19 horas, após a Missa na Nova Catedral sai a procissão de transladação da imagem, seguindo pela rua General Rondon/ av. Cora de Carvalho/ igreja Nossa Senhora de Fátima.

Domingo, dia 12, às 7h30, na praça Nossa Senhora de Fátima, Missa Solene presidida por Dom Pedro José Conti e concelebrada por todos os padres de Macapá. Após a Missa a procissão do Círio, com o mesmo itinerário do ano passado: rua Hildemar Maia/ av. Mendonça Furtado/ rua Hamilton Silva/ av. Presidente Vargas/ rua Cândido Mendes/ chegada na praça Veiga Cabral e a benção final da frente da antiga Catedral. E às 19 horas começa o novenário que prosseguirá até o dia 17 de outubro, assim como outros programações culturais e litúrgicas.
(Oscar Filho – Pastoral da Comunicação)