terça-feira, 7 de outubro de 2008

Salomão Larêdo ganha o "Prêmio Monteiro Lobato"

O livro de conto “Sarrabulho – a lenda da Cobra Norato”, do escritor paraense Salomão Larêdo, é o grande vencedor do cobiçado “Prêmio Monteiro Lobato”, concedido pela União Brasileira de Escritores. O prêmio será entregue dia 31 na Academia Brasileira de Letras, no Riode Janeiro.

O escritor Salomão Larêdo, que também é professor,jornalista e advogado, há alguns anos obteve outro prêmio da UBE pelo seu livro de contos “Timbuí, a lenda da anta”. Escritor de muitos prêmios nacionais por seus trabalhos literários, Larêdo tem mais de quarenta livros publicados em edições independentes, entre romances, contos e na área da memória.

Em “Sarrabulho – a lenda da Cobra Norato”, o autor em texto customizado ficcionou a partir das diversas versões da lenda existente na literaura amazônica e cuja versão mestra utilizada na mimese consta do final da obra em que trabalha a narrativa com as duas personagens principais: o Noratinho, que é do bem e faz doutorado na Alemanha, e sua irmã Maria Caninana, que é do mal e que o autor apelida de cidadã Kane, ou Jill Bóia ou Kanina ou Abilia ou Lia ou Kanna, também Kani ou simplesmente Naná, dependendo da situação que ela se envolva ou do lugar onde trafegue: Sri-Lanka, Paris, Hamburgo, Belém, Cametá ou Moju ou Londres ou Cambodja, porque Maria é mulher versátil e usa suas flexibilidades para sobreviver nas relações do mundo globalizado e de economia neoliberal que evidencia o ter no lugar do ser humano.