quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Não fosse o Conselho Estadual de Cultura o Dia da Cultura teria passado em branco em Macapá. Nenhuma outra instituição lembrou a data, o que reafirma o que sempre digo neste blog: no Amapá não há preocupação em valorizar e preservar a cultura, muito menos em fazer o resgate. Nem o governo do Estado, nem a Prefeitura de Macapá tem políticas públicas para o setor cultural. Para uns cultura é apenas o carnaval. Para outros valorizar a cultura é dar uma travessa de salgadinhos e uns copos de refrigerante - que chamam de coquetel - num lançamento de livro ou abertura de uma exposição.
Mas, como eu já disse aí em cima, o Conselho fez uma programação belíssima, contemplando todos os segmentos, mostrando numa noite maravilhosa um pouco do que se produz no Amapá e homenageando com diplomas, medalhas e troféu poetas, músicos, artistas plásticos, atores e produtores culturais, reconhecendo e valorizando o trabalho de cada um - o que é um estímulo para que se continue produzindo e trabalhando em prol da cultura local.
Parabéns ao presidente do Conselho Estadual de Cultura, professor e historiador Nilson Montoril e a todos os conselheiros.
Obrigada ao conselheiro José Queiroz Pastana, representante do segmento da litertura no Conselho, autor da Moção que me concedeu a Medalha de Mérito Cultural. Obrigada a todos os conselheiros que, reconhecendo meu trabalho, aprovaram por unanimidade a indicação de Pastana. Meus agradecimentos também ao presidente Nilson Montoril não somente pela honraria que me foi concedida, mas por tudo que tem feito na presidência daquela Casa pela valorização do artista e da cultura amapaenses.