quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O dia da Cultura em Macapá

Foi belíssima a sessão solene do Conselho Estadual de Cultura ontem à noite em comemoração ao Dia da Cultura, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço. A sessão foi presidida pelo governador em exercício Pedro Paulo Dias.
O Conselho homenageou poetas, músicos, escritores, artistas plásticos, atores e gente que faz e promove a cultura popular.
A honraria mais importante, o Troféu Pitumbora, foi concedida ao artista plástico Herivelto Maciel – um dos maiores talentos do mundo artístico local.
Cinco “Medalhas de Mérito Cultural” foram concedidas e 15 Diplomas de Destaque, contemplando os vários segmentos culturais.
Esta blogueira que vos escreve foi uma das homenageadas com a Medalha, na área de literatura. Os demais são Sebastião Mont’Alverne (música), Carlos Lima (teatro), Ivan Amanajás (artes plásticas) e Biroba (cultura popular).
A noite foi de pura arte, com apresentação de um monólogo do consagrado ator e diretor de teatro Carlos Lima, apresentação do Marabaixo da Favela, orquestra de flautas do projeto Coração Musical, Nonato Leal e Venilton Leal e Lolito do Bandolim acompanhado do filho e do neto, entre outras atrações.
Embora convidados não apareceram por lá os secretários da Cultura do Estado, João Milhomem, e do município, Sérgio Lemos. Aliás, nunca vi esses dois em nenhum evento cultural que não seja o carnaval. Talvez para eles a cultura se resuma ao carnaval.