sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Tá na Veja

Crimes eleitorais
TSE pode cassar mais sete governadores
21 de novembro de 2008


A cassação de Cássio Cunha Lima (PSDB), governador da Paraíba, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre caminho para que outros sete governadores com processo em tramitação também percam seus mandatos. As acusações são, na maioria, de abuso de poder econômico e compra de votos.
Os políticos que estão na berlinda são os governadores Jackson Lago (PDT-MA); Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC); o de Rondônia, Ivo Cassol (sem partido); Marcelo Déda (PT-SE); Marcelo Miranda (PMDB-TO); José de Anchieta Júnior (PSDB-RR); e Waldez Goés (PDT-AP).
Entre os processos, o mais adiantado é o contra o governador do Maranhão. Lago, assim como Cassol e Anchieta, é acusado de comprar votos. Já sobre o governador de Santa Catarina pesa a denúncia de abuso de poder e propaganda ilegal no período das eleições. Contra Déda e Waldez as denúncias são de abuso do poder econômico e político.
O julgamento - No caso de Cunha Lima e o vice José Lacerda Neto (DEM), os ministros do TSE decidiram cassá-los por unanimidade na quinta-feira por usar programas sociais para distribuir dinheiro irregularmente. A defesa dos políticos afirmou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal.