quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dengue - Situação de alerta

“É imprescindível que a população esteja alerta, verifique as condições do seu quintal e de seus vizinhos. Sempre que achar necessário chame nossas equipes."
(Nayma Picanço, diretora da Vigilância Sanitária)
O Departamento de Vigilância Sanitária divulgou ontem, quarta-feira, o resultado do primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2009, que tem como objetivo nortear as medidas e ações de combate ao mosquito.
O levantamento apontou um índice de 3,4% de infestação predial – IIP, o que caracteriza situação de alerta. Alguns bairros, como o Centro e o Jesus de Nazaré, apresentaram índice muito elevado o que contribuiu para a alta no fechamento geral dos dados.

Criadouros Preferenciais – Conforme os dados do Levantamento realizado em Macapá, os criadouros preferenciais são os do tipo D2 – lixos e resíduos orgânicos, como descartáveis, tampinhas de refrigerantes e latinhas (que os porcalhões jogam nas ruas e calçadas), entre outros que atingiu 35,8%. Em segundo lugar estão os do tipo D1 – pneus e outros materiais rodantes com 17,5% e em terceiro lugar com 16,8% os do tipo B1 – vasos de plantas, frascos, bebedouros de animais, etc.Com a chegada do período chuvoso os casos podem aumentar se não houver os cuidados necessários.
A Vigilância Sanitária vai intensificar as ações, mas se a população não fizer sua parte de nada adiantará.