domingo, 22 de março de 2009

Blog do Noblat - cinco anos

Este é mês de festa para o jornalista Ricardo Noblat e seus milhares de leitores bem informados.
O blog do renomado jornalista – o mais lido e mais comentado da blogosfera brasileira - está completando cinco anos. Acompanho-o desde o início. Não tenho idéia de quantos milhares de posts ele produziu neste período, entre notícias, artigos, música, poesia (que bom ler um poema antes de dormir. Deixa a noite mais serena), charges, entrevistas e sua corujice como avô da pequenina Luana.
É através do blog do Noblat que, aqui do Amapá, me mantenho informada de tudo que rola neste brasilzão, inclusive das peripécias do Sarney.
Noblat respira notícia, corre atrás dela o dia inteiro e parte da noite. E o faz com imenso prazer. “Faço isso há 42 anos. Sou apaixonado pelo que faço”, diz ele. E fala dessa paixão citando Gabriel Garcia Márquez: "Pois o jornalismo é uma paixão insaciável que só se pode digerir e torná-lo humano por sua confrontação descarnada com a realidade.” Portanto, faz questão de deixar claro que correr atrás da notícia não é nada desgastante.
Desgastante mesmo, diz ele, é fazer, de madrugada, o clipping dos jornais. Mas para isso conta com a ajuda do filho Gustavo.
Parabéns, Noblat. Pra você e pra nós, claro.