sábado, 7 de março de 2009

Dia da Mulher (2)

MINHA AMADA IMORTAL
“MEU ANJO, MEU EU, MEU OUTRO SER”
Hildemar Jorge Mauro


(Do filme “Minha amada imortal”, de 1994, de Bernard Rose – Sinopse: “Após a morte de Beethoven, seu maior amigo e admirador começa a procurar a amada imortal, figura presente nas cartas do compositor”).

Mulheres, seres especiais, muito especiais, totalmente especiais, minha humilde homenagem em todos os dias da vida, a vocês que, depois de Deus, tornaram-se a motivação maior de vivê-la.

Quisera poder abraçá-las, uma a uma, longa e fortemente. Dizer dessa admiração, desse respeito, da honra e do privilégio de poder conviver com vocês. E agradecer, agradecer e muito por tudo que fizeram, ainda fazem e continuarão fazendo por nós. Pedir perdão pelas inúmeras vezes em que lhes faltamos com respeito, pela nossa falta de sensibilidade em não saber ouvi-las e compreendê-las e em não saber tratá-las com educação e cavalheirismo; pela nossa falta de paciência em não procurar entendê-las; pela violência estúpida, cruel e injustificada de muitos de nós contra muitas de vocês; pedir perdão por não saber amá-las verdadeiramente, por não saber ser colega, companheiro, irmão, amigo, namorado, marido, pai, avô, homens, enfim.

Há tanto a dizer, não para engrandecê-las, pois já o são pela própria natureza, mas para fazer justiça e propor reparação: daqui por diante procurar nunca mais magoá-las, buscar incessantemente o cumprimento de todos os direitos humanos que lhe são devidos e, principalmente, a amá-las, pois quem ama respeita, tem sensibilidade, tem paciência, é educado e cavalheiro, não agride de forma alguma, é compreensivo, é tolerante, é amável, é carinhoso, é gentil, é espirituoso, é agradável, é meigo, sabe fazer rir, sabe fazê-las felizes.

Quisera ter o dom de saber me expressar melhor para melhor homenageá-las. Da mesma forma que reverenciamos uma mulher, mãe de um certo menino nascido em Nazaré, eu as reverencio, orando a Deus para que as proteja, as abençoe e nos permita ser melhores homens para lançar-lhes um olhar todo especial, como quem olha para Deusas.
Parabéns a cada uma de vocês.