terça-feira, 24 de março de 2009

PF deflagra operação 9mm

Setenta policiais federais e vinte policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) deram cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva expedidos em desfavor de uma quadrilha que facilitava fugas dentro do Instituto Penitenciário de Macapá – Iapen, além de traficar armas e drogas.
Durante as investigações, constatou-se que alguns policiais militares que trabalhavam no presídio facilitavam a fuga de presos mediante pagamento de suborno. Depois da fuga, os policiais vendiam armas aos foragidos. Há indícios de que as armas tenham sido usadas em ações criminosas nos Estados do Maranhão e do Pará.
Após seis meses de investigação, ficou comprovado que pelo menos três fugas foram facilitadas pela quadrilha, colocando oito presos para fora do Iapen. Uma delas ocorreu dia 11/11/2008, as outras aconteceram dia 1/01/2009 e 4/2/2009.
Além de três policiais militares, foram presas também seis pessoas envolvidas com o pagamento de subornos aos policiais, com a venda de armas e o tráfico de drogas.
Nas buscas efetuadas na manhã de hoje foram encontradas armas, como fuzil calibre 222, revólver, munições e colete balístico. Também foi encontrado um quilo de maconha.
(Comunicação Social – PF/AP)