quinta-feira, 12 de março de 2009

Quem se importa com a dengue?

No dia 5 postei aqui que um levantamento do Ministério da Saúde sobre dengue mostra o Amapá entre os seis estados em que os casos dispararam em janeiro e nas duas primeiras semanas de fevereiro. Em relação ao mesmo período do ano passado o número de casos cresceu mais de 100%.
Apesar dos números do Ministério da Saúde, divulgados nacionalmente, no Amapá as autoridades fazem boca de siri e parece que não tomam nenhuma providência.
Lembram do Proden? Um medicamento pesquisado aqui no Amapá, no laboratório da Unifap, para tratar os sintomas da dengue? Você não encontra em nenhum posto de saúde ou hospital daqui.
Dia desses, para tentar encobrir o descaso do governo com a saúde, foi contada a lorota de que o medicamento ainda não foi providenciado pelas secretarias de saúde do município ou do Estado porque não está registrado na Anvisa. Mentira deslavada!
O Proden tem registro na Anvisa, sim senhor, e postos de saúde do Rio de Janeiro, São Paulo e outros estados, já estão abastecidos do medicamento, que inclusive já está sendo exportado para Guatemala, Cuba, El Salvador e Venezuela e outros países.