terça-feira, 14 de abril de 2009

Arca das Letras

MDA entrega 30 bibliotecas rurais para o Amapá

Comunidades rurais de nove municípios do Amapá vão receber 30 bibliotecas do programa Arca das Letras. As ações serão realizadas nesta terça (14), quarta (15) e quinta-feira (16), respectivamente, nos municípios de Macapá, Mazagão e Vitória do Jari. Serão capacitados 60 agentes de leitura, que são moradores das comunidades que ficarão responsáveis pelas bibliotecas e pelo incentivo à leitura. A coordenadora nacional do programa Arca das Letras, Cleide Soares, participará dos eventos.

As bibliotecas atenderão famílias rurais de comunidades ribeirinhas, indígenas, remanescentes quilombolas, reservas extrativistas e assentamentos da reforma agrária dos municípios de Calçoene, Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Mazagão, Tartarugalzinho, Santana, Serra do Navio e Vitória do Jari.

No Estado do Amapá, o Programa Arca das Letras é desenvolvido em parceria com a OnG NossaCasa de Cultura e Cidadania. Também conta com o apoio do Instituto Chico Mendes e do Incra/AP.

Criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2003, o Programa já implantou 6.032 bibliotecas em 1,8 mil municípios do País, totalizando 1,3 milhão de livros. Com isso, mais de 660 mil famílias rurais estão sendo estimuladas à leitura e à troca de conhecimentos.

Homenagem
O Amapá havia recebido somente duas bibliotecas Arca das Letras, implantadas em 2006 nos municípios do Oiapoque e de Santana. Neste, a comunidade rural Ilha de Santana recebeu homenagem do MDA durante a V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, ocorrida em novembro de 2008 no Rio de Janeiro. O reconhecimento foi concedido a Luciana do Espírito Santo em função do bom desempenho como agente de leitura. Ela também levou para a comunidade o prêmio Machado de Assis, concedido pelo Ministério da Cultura (MinC). Este prêmio selecionou iniciativas de estímulo e fortalecimento à leitura no País.

Acervos especiais
Além das 30 bibliotecas rurais, o programa Arca das Letras fez a doação de acervos especiais para o projeto Barcas das Letras, da OnG NossaCasa de Cultura e Cidadania. O objetivo é incentivar a leitura nas comunidades rurais ribeirinhas que têm pequeno número de famílias (até 100 moradores).

Durante os três dias de atividades do Programa Arca das Letras no Amapá, a OnG NossaCasa entregará 12 Barcas das Letras, cada uma com cerca de 120 livros. Os temas abordam, por exemplo, técnicas de pesca e de preservação do meio ambiente.
(Sílvia Sousa, da Assessoria de Comunicação Ministério do Desenvolvimento Agrário)