sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ordem na praça

Polícia Militar e Secretaria Municipal do Meio Ambiente estão botando ordem na praça do Marabaixo III, bairro da periferia, autuando os ambulantes que insistem em vender bebida alcoólica quando só têm autorização para comercializar água, refrigerantes, churrasquinhos, batata frita, churros e outras guloseimas. Falta agora a Vigilância Sanitária fazer sua parte, pois a maioria daqueles carrinhos e cubas é uma sujeira só.
Espera-se maior rigor do Poder Público ali na Beira-Rio, que era um dos mais belos cartões postais de Macapá e virou uma currutela. Ali, menores bebem e se drogam e viram presa fácil para os pedófilos.
A imundície impera. “Cozinheiros” sem toucas ou luvas, unhas sujas e com a mesma mão que pegam o dinheiro pegam também as batatas, sanduíches etc.
Na maioria das barraquinhas se pode ver um balde de água suja onde a louça suja é mergulhada rapidamente e tirada para ser usada de novo.
Apesar da proibição da venda de bebidas, ali se vende toda espécie de goró a noite inteira para crianças e jovens. Quem passa por lá por volta das 7h30 da manhã dá de cara com um espetáculo deprimente: mulheres bêbadas, descabeladas, maquiagem borrada debruçadas sobre as mesas e homens bêbados, sem camisa, jogados na calçada.
É uma visão do inferno, bem na frente do majestoso Rio Amazonas, do Macapá Hotel (o hotel que mais recebe turistas) e a pouquíssimos metros da bicentenária Fortaleza de São José.