quarta-feira, 15 de abril de 2009

Político acusado de pedofilia quer calar blogueiro no Pará

Você já pensou que pode chegar o dia de ter que tratar pedófilos com todo o respeito, chamando-os de Vossa Excelência ou anjos e estendendo tapete vermelho para eles passarem?
Pergunto isso porque no Pará o jornalista Juvêncio Arruda, do blog Quinta Emenda, está sendo processado por ter noticiado que o ex-deputado Luiz Afonso Sefer está sendo acusado de pedofilia.
Sefer é acusado de abusar sexualmente de uma garota durante quatro anos. Os abusos começaram quando a menina tinha apenas nove anos de idade. Ela veio do interior para morar na casa dele e sofreu abusos até os 13 anos de idade, quando resolveu denunciar.
Investigado pela CPI da Pedofilia, Sefer renunciou ao mandato de deputado estadual no início do mês.
Juvêncio Arruda vinha fazendo no seu blog a cobertura completa do caso. Digo “vinha fazendo” porque desde segunda-feira está proibido de tocar no assunto. A família de Sefer entrou na justiça contra o blogueiro e a juíza da 3ª Vara Cível da Capital, Teresinha Moura, deferiu liminar mandando retirar do blog os posts e comentários porque foram consideradas desairosas e ofensivas ao ex-deputado palavras e expressões como “monstro”, “perversão sexual”, “hediondo”.
Para o jornalista Val Mutran, do blog “Nos corredores do planalto” a censura vem se alastrando na blogosfera. “O objetivo dos políticos é impedir que todos conheçam seus malfeitos. Por isso tentam censurar a livre opinião dos blogueiros”, diz ele. Acrescentando que “não por outro motivo a discussão sobre o uso de algemas ganhou notória publicidade. Os políticos não se importam em ser presos, o problema é ser fotografado usando algemas. É a vinculação de suas imagens aos correspondentes crimes que querem evitar, a todo custo. Pra poder seguir enganando a população.”

Este blogueira – que foi vítima de perseguição e censura em 2006 por parte de um famoso político legítimo representante do atraso e da ditadura neste país - solidariza-se com Juvêncio Arruda e continua na luta para garantir o direito que todo cidadão tem de manifestar sua opinião e ter acesso à informação.